Em primeira mão na América Latina, a Air France lança em junho nas suas aeronaves B747 que fazem a rota diária Rio-Paris-Rio o seu novo conceito de conforto e sofisticação, uma revolução chique que mostra um novo luxo à francesa: os NEV, ou Novos Espaços de Viagem. Eles representam um conceito desenvolvido ao longo de 5 anos pela Air France em conjunto com o conceituado escritório de design Desgrippes-Gobé. Totalmente voltado às necessidades dos passageiros da Air France em todo o mundo, os NEV receberam em 2003 o prêmio “Strategies for Global Design” e representam um investimento de 300 milhões de euros até 2005.

Na prática, o que isso significa?

Ø A nova l’Espace Affaires (Classe Executiva) é muito similar ao ambiente da primeira classe tradicional. As novas poltronas l’Espace Affaires garantem aos passageiros 27% a mais de espaço privativo. A nova cabine, desenhada para passageiros que buscam eficiência, modernidade, conforto e tranqüilidade, oferece agora uma poltrona-cama com tecnologia “lie-flat” reclinável a 180º. A poltrona também é equipada com função massagem e suporte integrado e ajustável para a lombar. Além disso, telas digitais de 10,4 polegadas foram anexadas às poltronas, com um amplo cardápio de filmes disponível. A nova decoração da cabine, com alumínio escovado e couro azul-marinho, evoca uma atmosfera de conforto e tranqüilidade. As refeições podem ser tradicionais ou rápidas, à la carte ou leves. Há também dois bares disponíveis e abertos durante todo o vôo.
Ø A cabine Tempo (Econômica) teve seu esquema de cores redesenhado. As novas poltronas SK3 oferecem várias funções, um novo design e estrutura ergonômica para máximo conforto: base ajustável, descanso para a cabeça e apoio ajustável para os pés. A organização do espaço foi otimizada com novas mesas e compartimentos para copos e óculos. Vídeos digitais individuais, ajustáveis e interativos, com telas de 6,4 polegadas oferecem filmes começando a cada quinze minutos. O serviço de bordo da classe Tempo é de alta qualidade: a escolha das refeições é feita em um menu à la carte e são precedidas por champagne.

Os B747 da Air France possuem uma configuração de duas cabines (l’Espace Affaires e Tempo), seguindo a decisão estratégica da companhia de apenas manter a configuração de três cabines (primeira classe, executiva e econômica) para aproximadamente 30 de seus destinos de longa distância em todo o mundo, aqueles servidos pelos B777. Com isso, a Air France oferece ao Rio um produto totalmente adaptado aos seus clientes nesta rota, uma das mais tradicionais da Air France no segmento turístico.

A Air France e o Rio de Janeiro é um “caso de amor” que já dura mais de 50 anos e resistiu a alguns percalços. Quando, nos anos 90, todas as companhias aéreas transferiram suas bases para São Paulo e cancelaram vôos diretos a partir do Rio, a Air France foi a única a manter vôos da Cidade Maravilhosa para a Europa, sem passar por São Paulo, além de com isso manter os empregos de seus funcionários cariocas no aeroporto, nas lojas, no seu escritório e na Central de Reservas da companhia para o Brasil, que se localiza no Rio.

Mas a maior parte das histórias desse romance é ótima. O Rio já foi a única cidade da América Latina a receber vôos do Concorde. Atualmente, a Air France é uma das duas únicas companhias aéreas estrangeiras a voar do Rio para a Europa diariamente e sem escalas, mas o desempenho da companhia francesa é tão superior que, em novembro de 2004, foi necessário aumentar a oferta de assentos na rota em 60%, trocando o A340 pelo atual B747, o Jumbo gigante dos ares, admirado por todos. Mesmo com maior oferta, a taxa de ocupação dos vôos continuou alta, em torno de 90%!

O Rio também recebeu, em novembro de 2004, a primeira Sala VIP da Air France no mundo de acordo com o conceito dos NEV. O novo espaço tem 133 m2 e um design totalmente diferenciado: madeira nas paredes e no piso, cortinas brancas, móveis contemporâneos, confortáveis poltronas de couro, bar e cafeteria, ambientes de descanso e de trabalho separados por paredes de vidro para manter a sala bem iluminada, assento para 66 pessoas, área de trabalho com 28 tomadas para laptops com acesso grátis à internet de banda larga, computador e fax, TV de tela plana com canais a cabo, chuveiro, vista para o pátio das aeronaves e o atendimento prioritário do staff da Air France.

Entre abril de 2003 e março de 2004, a Air France transportou mais de 150.000 passageiros para o Rio, um recorde. Entre abril de 2004 a março de 2005, essa marca foi batida com cerca de 200 mil passageiros transportados. Essas inovações e esses resultados demonstram a confiança que a Air France deposita em suas operações no Rio.

Em setembro, o Boeing 777 da Air France que faz a rota diária São Paulo-Paris-Sâo Paulo vai passar a contar também com os NEV. São Paulo é um dos 30 destinos de longa distância da companhia francesa no mundo a oferecer a nova l´Espace Prémiere (Primeira Classe), como Nova York e Tóquio. Também fazem parte do novo conceito de conforto e sofisticação da Air France para seus passageiros os novos uniformes dos funcionários da companhia, desenhados por Christian Lacroix e que já podem ser vistos em todo o mundo desde abril. Além disso, a companhia encarregou o famoso DJ Frédéric Sanchez de criar um “set list” especial para os vôos da Air France, além de ter incumbido Olivier Poussier, Melhor Sommelier do Mundo em 2000, de rechear as adegas da companhia (uma das melhores do mundo) com uma seleção rigorosa e de muito bom gosto de vinhos das mais diversas regiões da França. O chef Michel Nugues é responsável pelos cardápios, que são inteiramente trocados a cada dois meses.

FONTE: Aviação Brasil / Air France – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here