Airbus A310 reabastecedor é apresentado na Alemanha

340

O primeiro Airbus A310 MRTT (Multi-Role Transport Tanker) convertido para reabastecimento em vôo foi apresentado hoje em Dresden. O A310 MRTT da Força Aérea Alemã é atualmente o mais moderno avião utilizado para reabastecimento em vôo. Como um avião de emprego múltiplo,ele já comprovou flexibilidade e confiabilidade únicas no transporte de tropas e geral e como unidades aéreas de tratamento intensivo em missões humanitárias. O MRTT necessita de apenas 50 horas para ser convertido para quaisquer dessas missões.
Quatro A310 da Força Aérea Alemã serão convertidos em aviões de reabastecimento em vôo. A conversão será feita pelo Consortium MRTT Luftwaffe, uma empresa conjunta da Airbus e Lufthansa Technik. Em meados de 2005, três outros MRTT serão convertidos pela Lufthansa Technik em Hamburgo.
Como o A310 MRTT é baseado num avião de passageiros, ele tem apoio de manutenção em muitas partes do mundo através dos programas da Lufthansa Technik. Este esquema oferece vantagens em termos de custos em comparação aos conceitos atuais de manutenção militar.
O reabastecimento em vôo é feito por dois pontos nas partes externas das asas, possibilitando transferir combustível para dois aviões ao mesmo tempo, com controle da cabine de comando. A transferência é feita à razão de 1.500 litros por minuto e existem 4 tanques adicionais (em contenedores) no porão do avião para aumentar a capacidade de reabastecimento.
Como hospital volante, o MRTT tem lugar para 6 unidades de tratamento intensivo (como a mesma capacidades das de hospitais) e 56 macas. Como transporte de tropas, o MRTT pode levar 214 soldados, numa versão carga/transporte ou 12 estrados de carga e 54 passageiros.
O A310 MRTT é uma versão militar do A310-300, que tem baixos custos operacionais e de investimentos. O A310 tem instrumentos catódicos e tem apenas 2 tripulantes técnicos e cinco forças aéreas já o empregam como avião de transporte.

FONTE: Multiplan – Airbus Industrie – Rio de Janeiro/RJ