Atech assina contrato para modernizar sistema de controle aéreo da marinha

245

A Atech Tecnologias Críticas, empresa de tecnologia 100% nacional, assinou este mês
contrato com a Marinha do Brasil — através da Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha (DSAM). O objetivo é modernizar o sistema de Controle de Tráfego Aéreo do APP da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), no Estado do Rio de Janeiro, que deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2006.

O APP (Controle de Aproximação), que integra um complexo sistema de gerenciamento de tráfego aéreo, coordena e controla o movimento de aeronaves no espaço aéreo próximo a um aeroporto. O sistema integra informações de radar, planos de vôo, dados meteorológicos e outras comunicações.

Com o acordo assinado, a segurança do tráfego aéreo na região da Base Aérea será ncrementada, possibilitando ao APP assumir a responsabilidade pelo controle do tráfego em um volume de espaço aéreo maior. Com a modernização do sistema, o APP de São Pedro da Aldeia terá as funcionalidades equiparadas aos de grandes aeroportos como os de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Esse é o resultado de uma cooperação entre os Comandos da Aeronáutica e da Marinha –
sendo que o primeiro fornecerá para o programa o radar de vigilância. A solução desenvolvida pela Atech para o APP está presente nos controles de aproximação dos principais centros do País como Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Pirassununga, Rio
de Janeiro e São Paulo, gerenciando as operações de chegada, saída e sobrevôo de aeronaves.

Fundada em 1997, a Atech é líder em fornecimento de soluções tecnológicas e em desenvolvimento de sistemas que não podem falhar, voltados para tomada de decisões e redução de custos. A empresa é reconhecida no mercado por produzir e integrar tecnologias críticas de extrema importância para a segurança e desenvolvimento do país. Em 2003, a empresa obteve um faturamento na ordem de R$ 60 milhões. Para 2004,
a Atech prevê um crescimento de 20%.

No setor aeronáutico, a empresa também desenvolve os sistemas que controlam mais de
80% do tráfego aéreo brasileiro. É a única empresa na América do Sul a desenvolver e
integrar soluções para o controle e defesa do espaço aéreo e a pertencer a um seleto e pequeno grupo de empresas do mundo neste segmento. Além da sede em São Paulo, a empresa mantém unidades no Brasil nas cidades de Manaus e Brasília e a subsidiária AmazonTech, em Boston (EUA).

FONTE: Aviação Brasil / Atech – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP