Avião DC-3 do ARGS será usado em passeio

539

A forte cerração da manhã de ontem impediu que fosse inaugurada uma nova rota turística na região. O Aeroclube de Garibaldi, em parceria com o Aeroclube do Rio Grande do Sul, pretende lançar a opção de se realizar vôos panorâmicos sobre toda a região, uma vez por mês, a bordo de um avião DC-3 fabricado nos Estados Unidos em 1943.

A iniciativa está diretamente vinculada à nostalgia de ser passageiro de uma aeronave dessas, que foi considerada uma das mais seguras do mundo e usada, inclusive, na 2ª Guerra Mundial. A intenção é de promover a primeira viagem no próximo domingo, mas isso dependerá das condições meteorológicas.

Conforme o presidente do Aeroclube de Garibaldi, Orvalino Crestani, o DC-3 que fará a rota turística na Serra, de propriedade de quatro comandantes da Varig, é o único na América Latina que ainda está em condições de voar. Comparando o passeio de trem com o oferecido pela Maria Fumaça, que também resgata o passado, Crestani acredita que a opção deverá atrair muita gente, principalmente pessoas mais velhas e de classe média alta, em função do valor cobrado, de R$ 100 por pessoa.

– Não podemos cobrar pouco porque há muito gasto, afinal, é um passeio de avião – justifica.

O DC-3, em princípio, virá de Porto Alegre a Garibaldi uma vez por mês para disponibilizar os vôos. Um dos donos, o comandante Sérgio Fraga Machado, conta que o veículo foi adquirido com outros três pilotos e apoio da iniciativa privada em 1998. Na época, estava parado em Belém (PA), sem voar há oito anos. Sabendo da possibilidade de o avião ser desmanchado, os comandantes decidiram comprá-lo para preservar a história.

– Agora, além da cultura que conseguimos manter viva, apostamos também em vôos panorâmicos turísticos, possibilitando que outras pessoas tenham a chance de voar num avião como o DC-3 – ressalta Machado.

Para garantir total segurança, o avião DC-3, apesar da idade, atende a uma série de requisitos determinados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC).

Os interessados em fazer o vôo panorâmico de DC-3 sobre a região podem entrar em contato com o Aeroclube de Garibaldi, pelo telefone (54) 462.1104

FONTE: Jornal Pioneiro – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS