Copa Airlines adota o Maintenance Performance Toolbox, da Boeing, para manutenção de frota

105

A Copa Airlines, companhia aérea com sede no Panamá, implementará o sistema Maintenance Performance Toolbox, desenvolvido pela Boeing, que consiste em um conjunto de inovadoras soluções que permitem melhorar o desempenho e a identificação de problemas técnicos na área de manutenção.

O sistema MPT, accesível por meio da internet, é um componente fundamental na gama de soluções, em constante evolução, que a Boeing vem desenvolvendo para melhorar o desempenho nas atividades de manutenção aeronáutica.

A Maintenance Performance Toolbox conta com ferramentas diferenciadas que ajudarão a Copa a administrar uma grande variedade de atividades, que incluem controle de publicações técnicas, instruções, manutenção e engenharia. Os departamentos de publicações técnicas utilizam a MPT para criar uma documetação adaptada às necessidades de cada companhia aérea. Os instrutores usam a Maintenance Performance Toolbox como apoio didático e complemento a seus próprios materiais multimídia. Os estudantes se familiarizam com os sistemas das aeronaves com a mesma ferramenta que utilizam em suas atividades cotidianas. A MPT proporciona aos mecânicos na linha de vôo, no hangar e no centro de operações de manutenção um acesso rápido e eficiente à informação que necessitam.A nova ferramenta de base de dados tridimensional para reparos estruturais ajudará os engenheiros a cumprirem com as normas que entrarão em vigor no futuro e permitirá criar um acervo de soluções exitosas com o objetivo de reutilizá-las em tarefas recorrentes.

A MPT utiliza documentos inteligentes e métodos de navegação visual para ajudar a equipe técnica de operações a identificar problemas nos sistemas do avião e garantir um controle de reparos estruturais, equipamentos de reposição e cartões de atividades. Isso inclui publicações técnicas, treinamento, manutenção e engenharia em um mesmo pacote de produtos.

“A segurança, confiabilidade e eficiência são cruciais para nossas operações”, disse Jaime Aguirre, vice-presidente de manutenção da Copa. “A MPT nos ajudará a melhorar nosso desempenho em todas as áreas, a nos manter um passo à frente da concorrência e a continuarmos com nossa posição de liderança na tecnologia aeronáutica”.

A Boeing fornecerá servidores seguros para os dados da Copa, assim como acesso seguro ao atendimento aos usuários da ferramenta de estruturas por meio do site www.myboeingfleet.com. Os engenheiros somente necessitam de um computador, portátil ou fixo, e uma conexão à internet para ter acesso ao sistema.

O sistema Maintenance Performance Toolbox é um dos aspectos principais dos esforços da Boeing para oferecer uma integração eletrônica completa do sistema de transporte aéreo. A Boeing pretende oferecer conteúdo, aplicações e serviços que conectem todos os dados gerados em uma operação de vôo – seja no ar, na terra ou no hangar – que tenham relevância para todos os usuários: pilotos, mecânicos, cargueiros, departamentos de operação e os usuários dos aeroportos, assim como outros clientes potenciais.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP