EADS Astrium escolhe foguete Ariane 5 para lançar satélites

137

A EADS Astrium anunciou nesta semana a escolha do foguete Ariane 5, da Arianespace, para o lançamento dos satélites de telecomunicações militares Skynet 5A e Skynet 5B do Reino Unido. O contrato, assinado no final de dezembro após um longo processo de seleção, inclui a opção para um lançamento adicional.

“A Arianespace apresentou a solução menos arriscada, mais flexível e mais vantajosa economicamente. Com isso, poderemos lançar o Skynet 5A no verão de 2006, e o Skynet 5B em meados do ano seguinte”, afirmou o diretor-gerente da EADS Astrium, Colin Paynter.

O Skynet 5A e o Skynet 5B substituirão a constelação Skynet 4, composta de quatro satélites, também construídos pela EADS Astrium e operados pela Paradigm Secure Communications, empresa afiliada à EADS Space Transportion. Esta última assinou em 2003 um contrato de 2,5 bilhões de libras com o Ministério da Defesa britânico para o fornecimento de serviços de comunicações militares seguras via satélite até 2018.

A EADS Astrium é um dos principais players mundiais no campo de aplicações espaciais, tendo se especializado no projeto e fabricação de satélites. Suas atividades cobrem telecomunicações civis e militares, observação da Terra, programas científicos, tecnologia de navegação, equipamentos espaciais, infra-estrutura e os serviços de terra relacionados. A empresa integra a EADS Espaço, divisão do grupo EADS que compreende também as atividades das controladas EADS Space Transportation (veículos lançadores e infraestrutura orbital) e EADS Space Services (desenvolvimento de serviços relacionados a satélites). Em 2003, a divisão registrou receitas de 2,4 bilhões de euros.

FONTE: Aviação Brasil / EADS – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP