EUA planejam colocar inspetores em aeroportos estrangeiros

94

O Departamento de Segurança Interna dos EUA planeja colocar inspetores americanos em aeroportos estrangeiros para fazer uma triagem de passageiros, segundo informou o “Wall Street Journal” em sua edição de hoje.

Citando o diretor da alfândega dos EUA Robert Bonner, o jornal disse que a iniciativa, que ainda está sendo desenvolvida, tem por objetivo identificar e pegar possíveis terroristas antes de eles embarcarem em um avião com destino aos EUA.

A alfândega americana considera sete cidades em particular, mas ainda precisa do apoio dos países onde elas se encontram, afirmou Bonner, de acordo com o jornal.

Aeroportos internacionais como o Heathrow, de Londres, e o Narita, no Japão, poderiam ser alvo do plano, segundo o jornal.

“Será voluntário”, disse Bonner. “Ninguém tem de participar dessas coisas, a menos que acredite que é do seu interesse melhorar a segurança.”

O plano pode ajudar a evitar cancelamentos de vôos provocados por temores a atentados, declarou Bonner, segundo o jornal.

Com o plano, as companhias poderiam economizar US$ 10 mil em multas que são pagas quando elas levam alguém que é impedido de entrar nos EUA pela imigração americana, de acordo com o jornal.

FONTE: Agências Internacionais – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS