Embraer Inicia a Construção de Fábrica nos EUA

162

A Embraer deu início hoje à construção de sua unidade de montagem de aeronaves nos Estados Unidos, localizada no Cecil Commerce Center, em Jacksonville, Flórida, com Jeb Bush, Governador da Flórida, John Peyton, Prefeito de Jacksonville, e outros convidados ilustres testemunhando o lançamento da pedra fundamental do empreendimento, juntamente com Maurício Botelho, Diretor-Presidente da Embraer. A construção da unidade industrial, prevista para ser concluída em 2005, será dedicada a programas de defesa e segurança nacional dos Estados Unidos.

“Em 2004, a Embraer comemora seu 35º aniversário e os primeiros 25 anos de presença contínua nos Estados Unidos”, disse Maurício Botelho. “É de grande relevância que também em 2004 nós comecemos a construir nossa fábrica em Jacksonville, que gerará empregos novos e de alta tecnologia para a comunidade local, e que claramente atesta nosso compromisso de longo prazo em satisfazer as necessidades dos programas de defesa e segurança nacional dos Estados Unidos com produtos altamente eficientes, confiáveis e de baixo custo. Com este novo investimento, a Embraer está orgulhosa de fortalecer sua presença no grande Estado da Flórida.”

“A Embraer tem sido um forte cidadão corporativo por mais de 25 anos na Flórida, e o início das obras hoje no Cecil Commerce Center solidifica o seu comprometimento com o futuro de nosso Estado”, disse o Governador Jeb Bush. “Ao escolher a Flórida, a Embraer claramente entende os benefícios oferecidos pelo nosso clima pró-desenvolvimento de negócios e nossa mão-de-obra altamente qualificada – ativos dos quais precisará para fabricar com sucesso seus sistemas aéreos de vigilância de nova geração. Eu aplaudo todo o time do Estado da Flórida pela sua vitória no contrato do Aerial Common Sensor, e agradeço a Embraer, o Exército dos Estados Unidos e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos por seu comprometimento com o apoio ao reaproveitamento da área de Cecil Field.”

“Estamos satisfeitos por ter a Embraer em Jacksonville, e desejamos que este seja um relacionamento de longo prazo, à medida que a empresa continue a crescer e a se expandir”, disse John Peyton, Prefeito da cidade.

A unidade da Embraer, com cerca de 6.600 metros quadrados de área construída, será usada para a montagem da madura e confiável plataforma do jato regional ERJ 145. O primeiro projeto da nova unidade será o programa Aerial Common Sensor (ACS) do

Exército dos Estados Unidos, um sistema de nova geração para vigilância de campos de batalha.

A Embraer faz parte do grupo de empresas liderado pela Lockheed Martin que foi escolhido pelo Exército para desenvolver o sistema ACS. Em 2 de agosto, a Lockheed Martin e seus parceiros, incluindo a L-3 Communications, Harris Corp., Argon Engineering, General Dynamics, BAE Systems e Raytheon foram outorgados um contrato inicial de US$ 879 milhões, que cobre a fase denominada Desenvolvimento e Demonstração de Sistema (System Development and Demonstration – SDD) do programa ACS. A Harris Corp. também tem sua sede na Flórida.

Com os contratos de produção previstos para as fases seguintes do programa, o total de aeronaves produzidas para o Exército deve chegar a 38, totalizando US$ 7 bilhões para o grupo vencedor da concorrência. A Marinha dos Estados Unidos já indicou o seu comprometimento com o sistema ACS como substituto das aeronaves EP-3, o que adicionaria 19 aviões ao programa.

Os arquitetos da empresa Reynolds, Smith and Hills de Jacksonville estão projetando a nova unidade industrial, localizada em terreno de 16,19 hectares do Cecil Commerce Center. A Administração do Aeroporto de Jacksonville escolherá a empresa responsável pela construção, em decorrência de processo aberto de concorrência. A unidade estará pronta para uso ao final do ano próximo.

Os parceiros no projeto da Embraer são o Estado da Flórida, a Administração do Aeroporto de Jacksonville, a Comissão para o Desenvolvimento Econômico de Jacksonville, e o município de Jacksonville.

FONTE: Aviação Brasil / Embraer – Assessoria de Imprensa – São José dos Campos/SP