Embraer apóia formação de centro de desenvolvimento de tecnologia aeronáutica em S.J.Campos

182

A Embraer anunciou hoje seu apoio à formação do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Aeronáutica em São José dos Campos, cidade em que fica sua principal fábrica de aviões. O projeto nasce de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Embraer, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

O lançamento do Centro, a ser instalado no Núcleo do Parque Tecnológico, no distrito de Eugênio de Melo, contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Cláudio Lembo, representantes da Embraer, do ITA e do IPT.

Quando estiver totalmente instalada, a instituição será a principal plataforma do Parque Tecnológico e contará com laboratórios públicos de integração de sistemas, de software embarcado e de estruturas leves, com máquinas e equipamentos para ensaios.

O Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Aeronáutica também será um importante instrumento para desenvolver a cadeia produtiva aeroespacial, beneficiando micros, pequenas e médias empresas, gerando renda e postos de trabalho para a cidade de São José dos Campos. O início da instalação do centro está previsto para setembro de 2006.

O setor aeroespacial foi definido pela Prefeitura Municipal e pelo Governo do Estado de São Paulo como um dos que vão ancorar o Parque Tecnológico de São José, por considerarem que a região já é um pólo de desenvolvimento aeroespacial reconhecido mundialmente.

O Sistema Paulista de Parques Tecnológicos é um projeto da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP