Embraer recebe certificação do modelo 170

226

A Embraer anunciou hoje que recebeu a certificação final de tipo e o certificado de produção para a aeronave EMBRAER 170 do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) do Brasil. A emissão de carta de recomendação das Joint Aviation Authorities (JAA) da Europa e do certificado final de tipo pela Federal Aviation Administration (FAA) dos Estados Unidos ocorrerá na seqüência.
A Embraer espera também que a recém-criada European Aviation Safety Agency (EASA) emita o certificado final de tipo para o EMBRAER 170 no começo da próxima semana.

O recebimento da certificação final de tipo abre caminho para as primeiras entregas do EMBRAER 170 e permite a entrada da aeronave em serviço comercial. A Embraer espera que as entregas para LOT Polish, Alitalia e U.S. Airways comecem proximamente.

“Estamos muito satisfeitos pela iminente entrada em serviço do EMBRAER 170 em mercados-chave da Europa e Estados Unidos, onde acreditamos que os níveis altos de economia e conforto da aeronave agradarão tanto as companhias aéreas quanto os passageiros”, disse Antonio Luiz Pizarro Manso, Vice-Presidente Executivo Corporativo da Embraer.

A conclusão do processo de certificação valida as excelentes características desta aeronave, notadamente sua performance de pista, altos níveis de conforto, baixo consumo de combustível e custos de manutenção reduzidos.

O programa de certificação do EMBRAER 170 ensejou a produção de mais de 2.000 relatórios, e quase 4.000 documentos de desenvolvimento e suporte. Mais de 1.000 reuniões com autoridades de certificação do CTA foram realizadas, além de 120 encontros com representantes dos órgãos FAA e JAA, que contaram com o apoio da autoridade brasileira.

A campanha de ensaios em vôo envolveu seis protótipos, além de uma aeronave de produção usada para testes de confiabilidade. Outros 250 testes foram conduzidos em laboratórios e em simuladores em solo.

“Os processos de certificação simultâneos do CTA, JAA e FAA são indicativos da cooperação estreita entre a Embraer e as autoridades na aplicação de critérios harmoniosos de certificação. A Embraer congratula as autoridades, seus parceiros e seus empregados por esta grande realização”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente – Engenharia e Desenvolvimento de Novos Produtos da Embraer.

A campanha simultânea de certificação possibilitou o desenvolvimento de um “Type Design” único para o EMBRAER 170, o que permite à companhia entregar a aeronave na mesma configuração homologada, tanto para operadores brasileiros como europeus e norte-americanos.

O EMBRAER 170 é o primeiro de uma família de quatro jatos a receber a certificação final de tipo de agências aeroespaciais do Brasil, Europa e Estados Unidos. O EMBRAER 175 deverá ser o próximo, com data de certificação final prevista para o quatro trimestre de 2004, seguido do EMBRAER 190, no terceiro trimestre de 2005, e do EMBRAER 195, no segundo trimestre de 2006.

A família EMBRAER 170/190 conta com 245 pedidos firmes e 305 opções da Air Caraibes, Alitalia, Cirrus, GECAS, JetBlue, LOT, SWISS e U.S. Airways.

FONTE: Embraer – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS