Finnair é mais uma cliente do jato Embraer 170

173

A Finnair Aircraft Finance Ltd e a Embraer hoje assinaram um contrato que prevê a encomenda de 12 aeronaves EMBRAER 170. A Finnair também adquiriu opções para oito outras aeronaves, as quais poderão ser convertidas em jatos EMBRAER 175 ou EMBRAER 190. O valor do contrato a preço de lista é US$ 306 milhões, com potencial de atingir mais de U$ 510 milhões, caso todas as opções sejam convertidas.

Configuradas para acomodar 76 passageiros em confortável serviço de classe única, as entregas terão início em setembro de 2005 e se estenderão até maio de 2007.

“É uma honra e um privilégio dar as boas-vindas à Finnair, uma das mais antigas empresas aéreas a estabelecer operação no mundo”, disse Frederico Fleury Curado, Vice-Presidente Executivo para o Mercado de Aviação Civil da Embraer. “A Finnair é reconhecida em todo o mundo por oferecer serviços de qualidade e por sua eficiente estrutura gerencial. É significativo que a Embraer tenha sido escolhida por esta prestigiada empresa que faz parte da aliança oneworld. Esperamos longo e frutífero relacionamento entre a Embraer e a Finnair.”

“Nós renovamos metade da nossa frota nos últimos cinco anos. Nosso ambiente operacional está mudando e os mais bem-sucedidos serão aqueles que reagirem rapidamente diante do novo cenário, e estiverem entre os primeiros a tirar vantagem disto. Nós continuamos com a estratégia de adquirir a melhor frota possível para alimentar o nosso tráfego”, disse Keijo Suila, Presidente e CEO da Finnair. “A mudança para um tipo único de aeronave trará significativa economia de custos operacionais. Ao mesmo tempo, o consumo de combustível será reduzido em um terço e as taxas de tráfego aéreo cairão. Do ponto de vista do passageiro, as aeronaves da Embraer são confortáveis e rápidas. Assim, poderemos elevar ainda mais nosso já alto padrão de serviços”, Suila acrescentou.

A Finnair comemorou 80 anos em 2003, mas permanece jovem de espírito. A Embraer sente-se orgulhosa por introduzir o EMBRAER 170, primeiro integrante de uma nova família de aviões da Embraer, na frota desta operadora.

As aeronaves EMBRAER 170 substituirão a frota de MD-80 e ATR 72 da Finnair, que estarão sendo aposentadas.

Em março de 2004, a família EMBRAER 170/190 contava com 258 ordens firmes e 342 opções de empresas como a Air Caraibes, Alitalia, Cirrus, GECAS, JetBlue Airways, LOT Polish Airlines, SWISS, U.S. Airways and Republic Airways. Atualmente, existem aviões EMBRAER 170 em operação na Europa e Estados Unidos.

FONTE: Embraer – Assessoria de Imprensa – São José dos Campos/SP