Funcionários da Varig na França anunciam greve

131

Cerca de 20 funcionários da companhia aérea brasileira Varig participaram de manifestação na noite desta terça-feira no aeroporto internacional de Roissy-Charles de Gaulle, nos arredores de Paris, anunciando uma greve por tempo indefinido, informaram fontes sindicais.

O protesto foi convocado por diversos sindicatos “depois de uma interrupção brutal das negociações por parte da diretoria”, segundo um comunicado.

A manifestação começou às 19h30 locais (15h30 de Brasília). Funcionários exibiam cartazes onde se podia ler: ’Dez anos de negociação, nenhuma solução’.

“Há anos, os funcionários da Varig não se beneficiam de qualquer aumento, nem de reajuste salarial. Se continuar assim, o salário mínimo se tornará maior que nossas remunerações, principalmente no caso de empregados que começaram a trabalhar na companhia há 20 anos e ainda recebem o salário de um novato”, explica o comunicado.

Os sindicatos denunciaram também “as desigualdades nos contratos de trabalho e as tentativas de intimidação” da diretoria.

A Varig-França emprega 50 pessoas em Paris. Deste total, 85% estava em greve nesta terça-feira. A companhia brasileira realiza dois vôos por dia a partir do aeroporto de Roissy, um para Amsterdã e outro para Porto Alegre via São Paulo.

FONTE: Agência JB – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS