Gol ultrapassa Varig na capital gaúcha

233

Depois de ter se consolidado como a terceira empresa de aviação comercial do país em participação de mercado no ano passado, a Gol comemora um feito inédito na base de Porto Alegre. Em dezembro, superou a Varig, tradicional líder na demanda do Estado, no número de passageiros transportados. Enquanto a Varig embarcou 37.244 pessoas, a Gol atingiu 37.761, segundo dados da Infraero.

Embora o movimento possa ser atribuído à sazonalidade do período, em que o turismo aumenta em relação às viagens de negócios, o número é emblemático para retratar o crescimento da companhia especializada em operar no sistema de baixo custo (low fare, low cost). Conforme dados do Departamento de Aviação Civil, 500 mil passageiros voaram nos aviões da empresa no ano passado, cerca de 50% a mais do que em 2002. Simultaneamente, as concorrentes TAM, Varig e Vasp registraram queda no número de passageiros transportados no período.

O gerente regional da Varig no Estado, Carlo de Almeida Coelho, atribui o resultado da Gol à diminuição do fluxo de clientes corporativos no período e estima recuperação da liderança tão logo os meses de férias acabem:

– Mas isso não significa que não há preocupação, é claro que estamos alertas.

FONTE: Zero Hora – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS