JetBlue recebe o primeiro Embraer 190

131

A Embraer comemorou dia 13 de setembro a entrega do primeiro avião EMBRAER 190 para o cliente-lançador JetBlue Airways, em cerimônia realizada na sede da Empresa em São José dos Campos, São Paulo. A JetBlue tem encomendas firmes para 101 aeronaves EMBRAER 190 e aguarda a entrega de aproximadamente 18 novos aviões por ano entre 2005 e 2011. O início da operação comercial com o primeiro E-Jet da JetBlue está previsto para novembro.

“Engenharia e fabricação de qualidade, com foco em economia, desempenho e conforto, colocam nossos E-Jets numa classe exclusiva – aquela que abre novas oportunidades para operadores suprirem eficientemente a demanda em mercados de jatos com capacidade entre 70 e 110 assentos”, disse Frederico Curado, Vice-Presidente Executivo para o Mercado de Aviação Civil. “A decisão da JetBlue de usar o EMBRAER 190 para estender sua oferta inovadora de produtos e baixas tarifas para mais destinos é prova contundente de que nossos E-Jets são, de fato, capazes de ir ao encontro das necessidades crescentemente desafiadoras do mercado.”

“Hoje é o dia que os clientes e a tripulação da JetBlue esperam há anos”, disse David Neeleman, CEO da JetBlue. “Ao olhar este belo novo avião, vejo muitas oportunidades de levar a experiência de voar JetBlue para comunidades em toda a América do Norte. Com assentos inteiramente de couro (e nenhuma poltrona do meio), 100 canais de rádio por satélite, 36 canais grátis de DIRECTV, além do pacote de entretenimento FOX Premium, estou confiante de que esta aeronave irá chamar atenção onde quer que pouse.”

Os aviões EMBRAER 190 comprados pela JetBlue são configurados com 100 assentos de couro, dispostos dois a dois. Com distância entre as fileiras de poltronas medindo entre 81 e 84 cm, os aviões oferecem serviços em classe única e têm um corredor ou uma janela por assento, com acesso e movimento fácil pela cabine. Os EJets da JetBlue são equipados com um sistema próprio de entretenimento individual por assento, incluindo telas de vídeo de 6,8 polegadas (17 cm), 36 canais de DIRECTV e até 100 canais de rádio por satélite. Para vôos de mais de duas horas, há filmes do sistema de entretenimento FOX InFlight Premium.

O avião de 100 passageiros EMBRAER 190 recebeu o certificado de tipo da Federal Aviation Administration (FAA) em 2 de setembro de 2005, três dias após a homologação da aeronave pelo Centro Técnico Aeroespacial (CTA) no Brasil. A European Aviation Safety Agency (EASA) e a Transport Canada Civil Aviation (TCCA) devem certificar o EMBRAER 190 em breve. O avião é o terceiro da família de E-Jets da Embraer, de quatro integrantes, a ser homologado.

Aviação Brasil esteve presente na cerimônia e fotografou a nova aeronave para você leitor. As imagens podem ser acessadas através do link a seguir:

http://www.aviacaobrasil.com.br/gallery/Jetblue-EMB190

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa editado por Aviação Brasil – São Paulo/SP