Sonda Huygens começa a enviar sinais à Terra

137

A sonda Huygens chegou nesta sexta-feira (14) à superfície de Titã, uma das luas de Saturno, e já está enviando sinais à Terra desde a manhã de hoje. A confirmação do pouso e do funcionamento normal dos sistemas da espaçonave foi feita há algumas horas pelo radiotelescópio de West Bank (EUA).

Resultado de um esforço conjunto da Nasa e da Agência Espacial Européia, a sonda teve todo seu sistema de proteção térmica produzida pela EADS Space Transportation, unidade de negócios da EADS Espaço. A unidade espanhola da EADS Astrium contribuiu com os sistemas de distribuição de energia e de dados da Huygens, enquanto a fábrica da EADS Astrium em Ottobrunn (Alemanha) foi responsável pelo oscilador de rubídio – que permite estabilizar a freqüência do trasmissor de sinais da sonda em 0.4 Hz.

A Huygens foi lançada em 1997, e se separou da nave-mãe Cassini (construída pela Nasa) há poucos dias – esta continua orbitando Saturno e coletando dados. Com auxílio das informações que a sonda enviar sobre Titã, será possível estabelecer se o satélite apresenta semelhanças com nosso planeta em um período remoto de sua história, anterior ao surgimento dos primeiros microorganismos. Titã é a única lua do Sistema Solar dotada de atmosfera densa, graças à sua temperatura não muito quente e à sua massa.

FONTE: Aviação Brasil / EADS – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP