A TAM assinou hoje Memorando de Entendimento para a aquisição de 22 Airbus A350 XWB (Xtra Wide Body – aviões de grande porte), modelos 800 e 900, com mais 10 opções, para serem entregues entre 2013 e 2018. A empresa será a primeira da América Latina a incorporar estas novas aeronaves em sua frota para operar destinos de longo curso.

Além dos A350, a TAM também confirmou o exercício de mais quatro opções de A330 que serão entregues pela fabricante em 2010 (2 aviões) e 2011 (2 aviões). De acordo com o preço de lista, o valor total das 22 aeronaves A350 e quatro A330 gira em torno de US$ 5,4 bilhões.

Os aviões de grande porte A350-800 e 900 iniciarão vôos comerciais em 2013, já contemplando todas as novas tecnologias desenvolvidas para o A380.

O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, afirmou que o novo contrato com a Airbus confirma o planejamento estratégico da empresa para o crescimento no mercado internacional de longo curso. “Reiteramos nosso compromisso com a manutenção de uma frota jovem e moderna para oferecer um produto de qualidade aos nossos passageiros”, disse.

“Ter um cliente como a TAM confirmando sua escolha pelo A350 XWB é motivo de orgulho para a Airbus”, disse Rafael Alonso, vice-presidente sênior da fabricante para a América Latina, Caribe e Espanha. “Nós estamos agradecidos por este forte endosso para o programa do A350 XWB e satisfeitos em acompanhar a bem-sucedida expansão da TAM no mercado de longo curso com os A330. Ficamos felizes com essa parceria de longo tempo com a TAM e pretendemos continuar com esse relacionamento no futuro.”

Com o recebimento desses quatro A330 até 2011, a TAM ampliará seu plano de frota, encerrando o ano de 2010 com 138 aeronaves em operação e, em 2011, com 143.

A TAM vem aumentando expressivamente sua participação nas rotas internacionais. Encerrou o mês de maio com 72,4% de participação no mercado entre as empresas brasileiras que operam no exterior. Na Europa, já opera vôos diretos para Paris, Londres e Milão e, nos Estados Unidos, vai a Miami e Nova York. Dentro da América do Sul, também vai a vários destinos: Buenos Aires, Santiago, Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Córdoba (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba (Bolívia). Até o fim do ano, iniciará operações para Montevidéu (Uruguai) e Caracas (Venezuela). Entre os destinos de longo curso, está pleiteando iniciar vôos a Frankfurt (Alemanha) e Madrid (Espanha).

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here