TAM e United Airlines assinam memorando de entendimento nas áreas de codeshare e milhagens

151

A TAM Linhas Aéreas e a United Arlines (NASDAQ: UAUA), membro fundador da Star Alliance, assinam hoje, em São Paulo, um memorando de entendimento para desenvolver um acordo visando oferecer vôos compartilhados entre as duas empresas e expandir os destinos internacionais e as oportunidades dos programas de fidelidade para seus passageiros.

O acordo proposto resultará em mais opções de vôos para os passageiros que viajam entre Brasil e Estados Unidos. Fazem parte do acordo a implementação de “codeshare” (acordo operacional de compartilhamento de vôos) em serviços da TAM e da United Airlines, proporcionando aos clientes dos programas Mileage Plus, o plano de milhagem da United Airlines, e o Fidelidade TAM a oportunidade de ganhar e usufruir milhas para destinos que não são servidos atualmente.

A TAM é líder de mercado no Brasil, servindo 49 cidades no país, incluindo todas as capitais estaduais e o Distrito Federal. Internacionalmente, ela voa para diversos países na Europa e nas Américas do Norte e do Sul. Por sua vez, a United Airlines serve mais de 200 destinos no mundo a partir de seus centros de conexões (hubs) em Los Angeles, San Francisco, Denver, Chicago e Washington.

O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, afirmou que este acordo vai complementar a malha aérea internacional da TAM nos Estados Unidos, possibilitando acesso aos passageiros para os destinos servidos pela United Airlines nos Estados Unidos. “A United Airlines também vai comercializar os vôos da TAM nos Estados Unidos aos seus clientes e oferecer novas oportunidades de conexões a partir do Brasil em Washington e Chicago, importantes destinos para o tráfego de negócios”, salientou Bologna. “Nossa expectativa é que esta parceria represente incremento de tráfego e de receita.”

“Nós estamos muito satisfeitos em assinar este memorando de entendimento com a TAM que visa expandir as opções de destino na América do Sul para nossos clientes”, disse John Tague, vice-presidente executivo de Receita da United Airlines. “A TAM é uma empresa aérea líder na América do Sul oferecendo excelentes serviços, e a complementação entre as nossas malhas trará muitos benefícios aos nossos clientes nas áreas de compartilhamento de vôos e programas de fidelidade. O acordo nos permitirá melhorar os serviços que prestamos aos nossos clientes, apoiando ao mesmo tempo nossa estratégia de crescimento internacional.”

A entrada em vigor do memorando de entendimento exigirá a execução de acordos formais e dependerá da aprovação oficial dos governos do Brasil e dos Estados Unidos e de outras integrações que são aguardadas ainda no decorrer de 2007.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP