TAM tem a frota de aviões mais jovem do País

196

A TAM Linhas Aéreas, maior companhia aérea no Brasil, tem hoje a frota mais jovem de aviões no País, de acordo com levantamento exclusivo realizado pela revista especializada Avião Revue. A pesquisa publicada na reportagem de capa da edição de janeiro da revista mostra que a idade média dos aviões da TAM é de 7,5 anos, enquanto a média do setor é de 11,8 anos.

O Ranking 2006 realizado pela Avião Revue leva em conta toda a frota das companhias aéreas brasileiras, mostrando com detalhes o modelo de cada avião, sua data de entrega e o dia em que realizou o primeiro vôo. Os dados mostram que além de possuir a frota mais jovem do País, a TAM conta também com a aeronave mais nova, um Airbus A330-200 de apenas três meses recebido pela companhia no fim de outubro do ano passado para operar a nova rota Brasil-Nova York. Em novembro, a TAM recebeu um avião ainda mais novo, um Airbus A320, mas não chegou a ser incluído no levantamento da revista.

A TAM possui atualmente uma frota de 76 aeronaves em operação. No último mês de dezembro, a companhia assinou um contrato com a Airbus com 10 pedidos firmes e 5 opções para os modernos A350-900, que podem acomodar 300 passageiros em vôos de até 13.890 km. Esse será o avião mais moderno da fábrica de Toulouse e vai incorporar tecnologias desenvolvidas para o recém-lançado Airbus A380, o maior avião comercial do mundo. A entrega das aeronaves, destinadas a rotas internacionais de longo curso, está prevista para começar em 2012.

O plano de frota estabelecido junto à Airbus inclui ainda 29 pedidos firmes e 20 opções para a família de aeronaves A320. Parte das encomendas visa a expansão da atual frota da companhia e parte servirá para reposição de aeronaves que serão devolvidas ao longo dos próximos anos.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP