UPS soluciona problema logístico do Aquário da Geórgia

89

Duas baleias Beluga foram transportadas da Cidade do México até Atlanta (Geórgia, EUA) pela UPS Airlines. Elas voaram 2.200 km e foram entregues no Aquário da Geórgia. A operação foi realizada em meados de outubro pelo Aquário da Georgia e pela UPS Airlines, que transferiram os gigantes Nico e Gasper de um parque de diversões na Cidade do México.

Cada uma das baleias mede 3,60 m e pesa aproximadamente 720 kg. Para o transporte foi utilizado um cargueiro Boeing 767, devido às dimensões especiais dos tanques e das quase 12 toneladas geradas pelo peso combinado das baleias, dos tanques e da água.

“A operação exigiu modificações de engenharia no chão da aeronave para acomodar os tanques”, declarou Bland Matthews, encarregado da UPS Airlines pelo transporte. “A nossa vasta experiência combinada com o treinamento na carga e descarga de aeronaves, assim como um grande trabalho de equipe, foram fundamentais para o sucesso desta empreitada.”

Matthews viaja pelo mundo lidando com as cargas especiais da UPS. Geralmente, ele supervisiona o transporte de equipamentos militares pesados. No trabalho de recolocação das baleias Nico e Gasper, ele foi designado para garantir a segurança dos tanques e da transferência.

A colocação de Nico e Gasper dentro do avião foi planejada cuidadosamente para respeitar o centro de gravidade da aeronave. A manutenção adequada deste equilíbrio influenciou o posicionamento das baleias dentro do avião, a instalação dos tanques e também as velocidades de decolagem e de pouso.

Os controles ambientais no compartimento principal de carga foram pressurizados para simular uma altitude de 1.500 metros e uma temperatura de 15,5º C. Os pilotos da UPS voaram a 11.200 metros para ficar acima de qualquer mau tempo que pudesse estressar os mamíferos.

O vôo da UPS foi operado pelos Comandantes Bob Knight e Lou Casale, ambos capitães e supervisores de treinamento de vôo.

Após o pouso no aeroporto internacional Hartsfield-Jackson, os animais foram descarregados e levados em segurança para um trailer especial da UPS, e devidamente escoltados até o Aquário. O trailer trator foi dirigido por Charlie Smith, um dos motoristas do Círculo de Honra da UPS, com mais de 30 anos de experiência. O Círculo é reservado para os homens e mulheres que trabalharam por mais de 25 anos sem nenhum acidente.

O Aquário da Geórgia será aberto na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, no dia 23 de novembro de 2005, como o maior aquário do mundo. A UPS está fornecendo diversos serviços de suporte ao projeto, incluindo o transporte das baleias Nico e Gasper. Em breve, e empresa também transportará dois tubarões gigantes, chamados Ralph e Norton.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP