Varig contrata Lufthansa Consulting

166

A VARIG, maior empresa aérea brasileira, confiou sua reorganização e reestruturação aos especialistas da Lufthansa Consulting (LCG). O respectivo contrato de consultoria, assinado em 13 de julho de 2005 no Rio de Janeiro, tem validade de seis meses. Na mesma data, uma equipe da LCG iniciou seu trabalho no local.

Com base no Capítulo 11 do Código de Falências dos Estados Unidos, que trata da reestruturação de empresas aéreas endividadas, a VARIG requereu proteção perante os credores ao Tribunal de Falências. De acordo com a legislação brasileira, ela terá de entregar o respectivo plano de reestruturação e o plano comercial pertinente ao Tribunal de Falências no prazo de 60 dias. Se o tribunal aceitar os mesmos, a empresa aérea terá mais um prazo de no máximo 120 dias para implementá-los. O projeto acordado com a Lufthansa Consulting prevê o apoio à empresa aérea neste procedimento, utilizado pela primeira vez no Brasil.

“Estávamos à procura de um consultor com profundo conhecimento da indústria da aviação, intimidade interdisciplinar e grande capacidade de implementação, com o intuito de gerar rentabilidade a curto prazo e vantagens competitivas a longo prazo para a VARIG. Escolhemos a Lufthansa Consulting porque acreditamos que ela preenche os critérios necessários à realização do projeto”, declarou Omar Carneiro da Cunha, presidente da VARIG, por ocasião da assinatura do contrato.

A VARIG foi fundada em 1927 como primeira empresa aérea brasileira e é uma das mais antigas do mundo. Ela emprega aproximadamente 18.000 funcionários. Sua frota de 78 aviões opera vôos regulares de passageiros e carga aérea para 39 destinos domésticos e 25 destinos localizados em 20 países do continente americano, além de África, Ásia e Europa.

Em 1997, a VARIG se tornou membro da Star Alliance, líder das alianças de empresas aéreas em todo o mundo.

A Lufthansa Consulting lidera o ranking das empresas de consultoria no setor de reestruturação de empresas aéreas. A empresa, 100% filiada ao grupo Deutsche Lufthansa AG, oferece seu diversificado leque de serviços a empresas aéreas, aeroportos, departamentos de aviação civil, assim como a governos, investidores e instituições ligadas ao setor do transporte aéreo.

FONTE: Aviação Brasil / Lufthansa Consulting – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP