A Varig continua sendo a companhia aérea mais emitida, em média, pelas 27 agências associadas ao Favecc. Tanto no nacional quanto no internacional, a empresa deteve o maior market-share entre as emissões em 2003. No nacional, a Varig respondeu por 40,89% das vendas das agências Favecc, porém em 2002 este percentual foi de 48,87%. Já a Tam, que tinha 38,69% no ano passado encostou na Varig e teve 40,2% das emissões.

Entre as nacionais, a Gol foi a que mais cresceu – de 3,5% em 2002 para 10,07% de maket-share entre as nacionais em 2003. Vasp passou de 6,29% para 6,84%.

Nas emissões internacionais, depois da Varig, que tem 36,06%, os maiores percentuais são de empresas norte-americanas. A American Airlines lidera, com 10,45% do total emitido em 2003 (em 2002 esse número foi de 9,27%), seguida pela United, com 7,46% (em 2002, seu share foi de 7,69%). Entre as européias, a maior fatia em 2003 coube à Air France, com 6,5% das emissões, um crescimento de 26% em relação a 2002.

FONTE: Panrotas – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here