Varig nomeia presidente este mês

242

A Varig, maior companhia aérea do país, vai oficializar até o final de janeiro o nome de Carlos Luiz Martins para a presidência da empresa, após um período de gestão por um colegiado do qual o executivo faz parte.

“A indicação será feita pelo Conselho de Administração da Varig ainda em janeiro”, disse uma fonte.

A Varig é gerida por um comitê executivo desde meados de agosto do ano passado, quando o então presidente Roberto Macedo deixou a empresa em meio ao processo de fusão com a rival TAM . Além de Martins, que ocupa a vice-presidência executiva, fazem parte do trio gestor Alberto Fajerman, na área comercial, e Luiz Fernando Wellisch, responsável pelas finanças.

À frente da Varig, um dos desafios de Martins será conseguir recursos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em dezembro, o executivo chegou a afirmar que “não é possível atravessar 2004 sem uma capitalização”. A Varig tem dívidas de 1,8 bilhão de dólares e patrimônio líquido negativo de 5 bilhões de reais.

E A FUSÃO?

A união entre Varig e TAM, anunciada no início de 2003, poderá ser resumida a associações em determinadas rotas, perpetuando o compartilhamento de vôos que salvou as duas empresas de um desastre financeiro no ano passado.

A nova configuração da fusão, depois que o modelo planejado pelo Banco Fator foi abortado, dependerá, contudo, do resultado financeiro referente ao exercício do ano passado, informou um executivo do governo envolvido nas negociações.

“Uma coisa está consolidada, o ‘code-sharing’, de resto pode acontecer de tudo, vai depender do resultado das empresas em 2003”, disse a fonte.

FONTE: Reuters – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS