Varig voará para a China antes do final de 2005

105

A VARIG vai reestruturar as operações para a Ásia com o início, ainda este ano, dos vôos em code-share para a China e, a partir de 14 de janeiro de 2006, de mais opções de vôos em conexões para o Japão, via Estados Unidos e Europa.

Além disso, será a primeira empresa aérea brasileira a oferecer vôos regulares em code-share entre Rio/São Paulo/Pequim, com escala na Alemanha. Este pioneirismo foi possível com a assinatura, em maio do ano passado, do Memorando de Entendimentos da companhia brasileira com a Air China.

Segundo o vice-presidente Comercial da VARIG, Marcelo Bottini, a nova ligação irá proporcionar a ampliação das relações comerciais entre os dois países e será um marco na implementação do turismo de chineses para o Brasil. No ano passado, os governos dos dois países firmaram um convênio que tornou o Brasil um dos destinos recomendado ao cidadão chinês para turismo.

O passageiro VARIG irá acumular, na conta do Programa Smiles, as milhas de todo o trajeto da viagem até Pequim, além de poder utilizar bilhetes Smiles nos vôos operados em parceria com a Air China. O acordo também propiciará mais facilidade de acesso a demais cidades chinesas que são importantes centros de negócios. Em breve, a VARIG prevê ampliar o code-share até Shangai.

Para o Japão, Marcelo Bottini informa que a alteração no sistema de vôos faz parte do plano de reestruturação da VARIG. Com a redução de passageiros para Tóquio, via Los Angeles, e aumento da demanda via Europa, houve necessidade da companhia rever a operação nessa rota, sem causar prejuízos a seus clientes.

A VARIG passará a oferecer para o Japão vôos de conexão com as empresas ANA (All Nipon Airways), United Airlines, Singapore Airlines e Lufthansa, com as quais tem parceria na Star Alliance. As opções de embarque serão em Los Angeles, Nova Iorque, Londres, Paris, Frankfurt e Munique, o novo destino da VARIG na Alemanha com três freqüências semanais saindo do Brasil a partir de 15 de janeiro de 2006.

A VARIG está adotando medidas de proteção aos passageiros dos vôos para o Japão com bilhetes já comprados e reservas feitas, inclusive Smiles, transferindo-os para as companhias da Star Alliance. O passageiro será informado da nova reserva e somente terá de comparecer à loja ou no seu agente de viagem para, se necessário, fazer a re-emissão do bilhete, sem qualquer ônus de taxa ou pagamento adicional.

Com a opção pelas parceiras na Star Alliance, a VARIG garante a seus passageiros o compartilhamento dos programas de milhagem, a emissão de bilhete eletrônico (no caso da ANA e da United Airlines), bagagem etiquetada no embarque diretamente para o destino final da viagem, facilidades de transferência nos aeroportos de trânsito.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP