Empresas Aéreas

Aerolineas Argentinas (Argentina)

Aerolineas Argentinas (Argentina)

A empresa foi criada em 3 de maio de 1949 através do conglomerado de 4 empresas (ALFA, ZONDA, FAMA e Aeroposta). A Aeroposta da Argentina, que havia sido criada em 1928 para operar voos de passageiros e correios entre Bahia Blanca e Comodoro Rivadavia, além de uma rota para o Paraguai criada em 1929. Alfa, criada em maio de 1946 mas que já operava desde 1939 como Corporacion. Esta empresa possuía uma frota de Douglas DC-3 comprados após a II Guerra Mundial. Um detalhe é que a ALFA foi a primeira empresa estrangeira a comprar um avião britânico pós guerra. FAMA – Flota Aerea Mercante Argentina, fundada em 8 de fevereiro de 1946, com participação do Estado. A FAMA voou com Douglas DC-4 para Londres, Roma e Madrid. Sua frota ainda teve aeronaves Douglas DC-6, Avro Lancastrians, Avro Yorks e Vikings. Finalmente a ZONDA, Zonas Oeste y de Norte Aerolineas Argentinas, fundada em 23 de fevereiro de 1946, operando voos entre Buenos Aires e Salta com Douglas DC-3 e Convair 240.

Em 1949 chegava ao Brasil. Conhecidas as quatro empresas que deram origem a Aerolineas Argentinas, esta empresa começou então a operar com uma frota muita diversificada. Em 21 de março de 1950 seu Douglas DC-6 fazia a primeira linha internacional, para Nova York, substituindo o DC-4 da FAMA. Em setembro de 1950 os Convair CV-240 da ZONDA passaram a atender Córdoba, Mendoza e Santiago. Somente em 7 de dezembro de 1950 é que a Aerolíneas conseguiu realizar toda a integração de rotas. No início de 1953 o Douglas DC-4 abriu um novo serviço para a Santa Cruz de la Sierra que foi estendida a Lima, no Peru, um ano após. Em abril de 1958 a Aerolineas encomendou 6 De Havilland Comet IV. Em 16 de abril de 1959 a Aerolineas introduzia o conceito do avião a jato no país, com o De Havilland Comet IV, na rota Buenos Aires – Santiago. Em 19 de maio os Comet IV passaram a voar para Roma, Frankfurt, Paris e Londres, com escalas no Rio, recife, Dakar e Madrid, e em 7 de junho iniciou a linha de New York via Rio e Port of Spain.

Em 14 de março de 1961 a Aerolineas encomendou 9 Avro 748 e 3 Sud Caravelle. Em 15 de fevereiro de 1962 a empresa começou a operar o Avro 748 em substituição aos Convair 240 na linha entre Buenos Aires e Punta del Este e em 2 de abril Bahia Blanca. Em 15 de fevereiro de 1965 encomendou 4 Boeing 707-320B que chegaram em 15 de dezembro de 1966 para operar as linhas internacionais (new York foi o primeiro destino em 3 de abril de 1967) no lugar dos Comet IV, que operaram em linhas regionais da empresa até o início dos anos 70. Em 1967 foram encomendados 2 NAMC YS-11 e 6 Boeing 737-200. Em 1968 a Aerolineas operou dois NAMC YS-11 Samurai, de procedência japonesa. Em fevereiro de 1969 a empresa passou a voar para Los Angeles com escalas em Lima – Bogotá e México. Em meados dos anos 60 o Boeing 727-200 se apresenta as rotas domésticas.

Em 2 de abril de 1973 a Aerolineas passou a voar para Capetown, na África do Sul, em voos quinzenais. Em 6 de maio de 1973 Miami começou a ter voos sem escalas. Em janeiro de 1975 comprou dois Boeing 747 que chegaram em 1977 para substituir o Boeing 707 em algumas rotas. No início de 1975 chegaram 3 Fokker F28 para substituir os Avro 748. Em dezembro de 1978 chegou o primeiro Boeing 727-200 para operar em rotas domésticas de maior densidade.

Em abril de 1981 a empresa iniciou voos com Boeing 747SP na rota Buenos Aires – Auckland, na Nova Zelândia. Em setembro daquele ano o vôo transpolar tronava-se diário e seria realizado pelo Boeing 747-200B. Em dezembro de 1988 começa a voar para Sydney, na Austrália e atendia São Paulo com dois voos diários.

Em 21 de Novembro de 1990, 30% de seu controle acionário é vendido para a Iberia, da Espanha. Em 1991 encomendou 4 McDonnell Douglas MD-88. Em 1992 algumas linhas domésticas foram passadas para a Austral e uma demissão de 1000 funcionários foi realizada.

Em 1994, chegaram os Airbus A310, vindos da Delta Airlines, para operar em rotas latino americanas. Estas aeronaves operaram até Maio de 2000. Em 1996 a empresa criou um hubby em Miami que permitia sua operação no Canadá e Caribe através de rápidas conexões utilizando um Boeing 727-100 arrendado da Av Atlantic e transferiu 6 Boeing 727-200 para a Viasa. Em 1997 a Iberia reduziu sua participação na empresa. Em maio de 1999 criou a Aerolineas Argentinas Express, que ligava Córdoba com mais 10 destinos domésticos, voando com BAe Jetstream 32. O projeto durou até junho de 2001, quando a AeroVip suspendeu suas operações como Aerolineas Argentinas Express.

Em 1999 a Aerolíneas encomendou 12 Airbus A340, sendo 4 da versão 200, 2 da versão 300 e 6 da versão 600. No final do ano 2000 a Iberia retirou sua participação da empresa. Neste mesmo ano a empresa retirou dois Airbus A-310 de operação.

Em Julho de 2001 chegou a suspender boa parte de seus voos, inclusive São Paulo, Rio de Janeiro, New York, Los Angeles e a rota transpolar para a Austrália. Em janeiro de 2002 retomou os voos internacionais suspensos. Em março de 2002 reiniciou os vôos para New York e em junho para Madrid com o Airbus A340-200. Em 2003 lançou a Aerolineas Argentinas VIP, com serviços executivos a bordo do Boeing 737-200.

Em 2004, dentro de um plano de investimentos, encomendou quatro Boeing 747-400 e 45 Boeing 737-300 e 737-500. Em junho de 2005 a empresa lançou a companhia Aerolineas del Peru, com 49% das ações com o grupo Marsans e 51% com empresários peruanos.

No início de agosto de 2006 o grupo Marsans encomendou 22 aeronaves A330 da Airbus, sendo que 10 delas seriam utilizadas na Aerolineas Argentinas, fato que não se concretizou em razão da saída da Marsans em 2008. Realizou acordo de interline com a Gol em julho de 2007. Em 2008 o governo assumiu o controle da empresa para evitar uma paralisação de suas atividades. Aeronaves como os Boeing 737-200 e os Airbus A310 foram retirados visando reestruturação e economia.

Em 2010 adquiriu 20 aeronaves Airbus A330/A340 do fabricante que gradativamente foram chegando a frota da empresa. Boeings 737-700 foram arrendados da Gecas e paralelamente encomendados 20 Embraer 190, porém, para a frota da Austral.

Em 2011 retomou a rota para o México. Em 31 de janeiro de 2012 ocorreu  o último voo com um Boeing 747 após três décadas de operação.  Neste mesmo ano passou a fazer parte da aliança SkyTeam. Em 2014 adquiriu 4 Airbus A330-200 e ampliou também seu acordo de codeshare com a Gol Transportes Aéreos. Em 2015 novos acordos foram realizados, com a Aeroflot, Delta Airlines, Korean Air, Sol Lineas Aereas e Sky Airline, do Chile. Em 12 de maio de 2015 retomou voos para Madrid, anteriormente operados pelos Boeing 747-200 mas agora com Airbus A330-200. Em 2016, de e para o Brasil, transportou 741.998 passageiros, da Argentina para as cidades brasileiras de Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre, Porto Seguro, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Nos planos da empresa constam a substituição dos Boeing 737-700 por 737-800 até meados de 2018 e também leasing de novos Airbus A330 em substituição aos Airbus A340.

Aerolineas Argentinas - Voos Partindo do Brasil

Atualizado em 13/4/2017
EmpresaOrigemDestinoVoos SemanaisAeronaveObservação
Aerolineas ArgentinasFlorianópolisBuenos Aires (AEP)7Boeing 737-700NGOpera até 26/04/2017
Aerolineas ArgentinasPorto AlegreBuenos Aires (AEP)7Boeing 737-700NG
Aerolineas ArgentinasPorto SeguroBuenos Aires (AEP)1Boeing 737-800NG
Aerolineas ArgentinasPorto SeguroBuenos Aires (EZE)1Boeing 737-800NG
Aerolineas ArgentinasPorto SeguroCórdoba1Boeing 737-800NG
Aerolineas ArgentinasRio de Janeiro (GIG)Buenos Aires (AEP)14Boeing 737-800NG
Aerolineas ArgentinasRio de Janeiro (GIG)Córdoba1Boeing 737-800NG
Aerolineas ArgentinasSalvadorBuenos Aires (AEP)6Boeing 737-800NG
Aerolineas ArgentinasSalvadorCórdoba1Boeing 737-800NG
Aerolineas ArgentinasSâo Paulo (GRU)Buenos Aires (AEP)28Boeing 737-800NG

Aerolineas Argentinas - Frota

Atualizado em 15 de Maio de 2017
AeronaveOperacionalEncomendados
Airbus A330-20010
Airbus A340-3005
Boeing 737-700NG14
Boeing 737-800NG28
Total57

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