Aeroportos

Aeroporto de Juazeiro do Norte

Aeroporto de Juazeiro do Norte

Em 23/09/1953 foi sancionada a Lei Municipal de doação dos terrenos do município para união. A inauguração ocorreu aproximadamente um ano, em 15/09/1954, data do Feriado Municipal da Padroeira da cidade de Juazeiro do Norte/CE – Nossa Senhora das Dores, na época foi denominado de Aeroporto Regional do Cariri.

O Aeroporto Regional do Cariri / Juazeiro do Norte, como era denominado anteriormente, conforme a lei federal 10.361 de 27 de dezembro de 2001, teve seu atual TPS construído no período de 1979 a 1981, antes era utilizado apenas como pista de pouso e operava nas instalações do atual Aeroclube. Desde então, passou pela administração Municipal por vários anos até que foi repassado para o Governo do Estado e durante todos esses anos não passou por mudanças significativas na sua infraestrutura.

Desde a década de oitenta recebe voos regulares, iniciando as operações com a Varig com as seguintes linhas: Recife / Juazeiro / Petrolina / São Paulo.

O início da era INFRAERO começou em 1997 quando da administração compartilhada com o Governo do Estado do Ceará e Município de Juazeiro do Norte, com apenas um empregado orgânico.

Atualmente é denominado de Aeroporto de Juazeiro do Norte – Orlando Bezerra de Menezes, conforme a lei nº 13.088, de 29/12/2000, está localizado na região sul do estado do Ceará, município de Juazeiro do Norte. Foi incorporado a rede Infraero desde o dia 14 de março de 2002, em convênio com o Governo do Estado do Ceará, representado pela SEINFRA, conforme convênio N.º 003/2002/0010.

Somente em 2015 foram mais de 440 mil pessoas que passaram pelo terminal, que conta com uma capacidade anual para 800 mil passageiros. A média diária é de 14 pousos e decolagens comerciais regulares, de três companhias aéreas (GOL, Avianca e Azul). Os destinos dos voos que partem de Juazeiro do Norte são: Petrolina (PE), Viracopos (SP), Guarulhos (SP), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Brasília (DF). O sítio aeroportuário compreende uma área de 1, 28 milhão de m², e a pista principal tem 1.940 metros de cumprimento por 45 metros de largura. O aeroporto está localizado a seis quilômetros do centro da cidade e a oito da rodoviária.

Em mais de seis décadas de operação, somente em 2012 o aeroporto passou a integrar a Rede Infraero. Nas mãos da estatal, o terminal vem passando por obras, como reformas da sala de embarque e desembarque. A superintendente do aeroporto, Dirceane Pereira Dias, ressalta que o aeroporto passará por uma nova etapa de reforma. Serão realizadas obras de reparo do pavimento em trecho do pátio de aeronaves. Está em fase de homologação a empresa selecionada para realizar o serviço. O investimento estimado é de R$ 575 mil, com prazo de execução de três meses após a assinatura da ordem de serviço (documento que autoriza o início dos trabalhos).

O serviço de recuperação tem como objetivo manter os níveis de segurança das operações no terminal cearense e será realizado na área de taxiamento de aeronaves, no pátio principal, o que possibilitará a liberação da taxiway C. A área de taxiamento é o espaço onde são realizadas as manobras de aeronaves.

Parte dessas transformações executadas no aeroporto têm sido acompanhadas por um dos empregados mais antigos, Fernando Carneiro, hoje gerente de Operações e Segurança do terminal. “Tenho orgulho em participar da história e do processo de crescimento desse que é um dos mais importantes aeroportos do interior do Brasil”. Ele trabalha no terminal desde 2004 e avalia que as melhorias executadas pela empresa foram decisivas para transformar o equipamento na principal porta de entrada e saída da região do Cariri cearense.

O Aeroporto de Juazeiro do Norte é homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber operações de aeronaves como o Boeing 737-700 e o A319, estando apto, dessa forma, a receber voos comerciais regulares.

 

Fonte: Infraero (editado por Aviação Brasil)

More in Aeroportos

Aeroporto de Ilhéus/Jorge Amado

Aviação Brasil (Redação)18 de maio de 2017

Aeroporto de Uberlândia

Aviação Brasil (Redação)10 de maio de 2017

Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos

Aviação Brasil (Redação)6 de maio de 2017

Aeroporto de Uberaba

Aviação Brasil (Redação)14 de abril de 2017

Copyright © 2017 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806