Aeroportos

Aeroporto de Montes Claros/Mário Ribeiro

Aeroporto de Montes Claros/Mário Ribeiro

O Aeroporto de Montes Claros/Mário Ribeiro (MG), no norte de Minas Gerais, completou, no último dia 18 de dezembro, 36 anos de operação sob a administração da Infraero, administrado pela estatal desde 1980. Localiza-se a seis quilômetros do centro da cidade, segundo anel rodoviário do país.

Apesar de inaugurado em 1939, pelo então governador de Minas Gerais Benedito Valadares, o aeroporto passou a fazer parte da Rede Infraero somente em 1980. A primeira empresa aérea a operar na região foi a Panair do Brasil, em 1942, ligando Montes Claros à Belo Horizonte, Salvador e Recife, ano em que iniciaram os serviços do correio aéreo postal.

O aeroporto conta com área total de quase 2 milhões de m², sendo que o terminal de passageiros tem 733 m² e capacidade para 500 mil passageiros/ano, operando diariamente das 5h à 1h. Em 2016, até novembro, foram registrados 256.380 embarques e desembarques. A pista de pousos e decolagens tem 2,1 metros de comprimento por 45 metros de largura. Até outubro deste ano, foram contabilizados 7.087 operações. A pista de pousos e decolagens está passando inclusive, por obras de revitalização do pavimento, sinalização horizontal e mediação de atrito. Os serviços serão realizados em 600 metros de pista, ficando liberado 1,5 mil metros para a realização da rotina diária de pousos e decolagens. A pista do terminal de Montes Claros tem, no total, 2,5 mil metros de comprimento.

No terminal de passageiros, os usuários contam com nove estabelecimentos – entre lanchonetes, cachaçaria, acessórios para celulares, agências de turismo, locadoras, táxis, sorveteria, além de serviços de caixas eletrônicos, localizados na área externa. O passageiro também tem à disposição cinco banheiros – masculino e feminino. Vale ressaltar que todo o terminal de passageiros conta com áreas acessíveis, como rampas para acesso ao saguão de embarque e calçadas do estacionamento e piso podotátil na área interna do terminal de passageiros, conforme norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O formato do trabalho foi definido em conjunto com as companhias aéreas que operam no aeroporto para minimizar os impactos às operações. Atualmente, o terminal conta com cinco voos diários da Azul Linhas Aéreas Brasileiras e dois da Gol. A conclusão dos serviços está prevista para o dia 21/12. O investimento na melhoria é de R$ 498mil. O objetivo das obras é a manutenção da infraestrutura e dos níveis de segurança das operações.

Fonte: Infraero (editado por Aviação Brasil)

Aeroportos

More in Aeroportos

Aeroporto de Ilhéus/Jorge Amado

Aviação Brasil (Redação)18 de maio de 2017

Aeroporto de Uberlândia

Aviação Brasil (Redação)10 de maio de 2017

Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos

Aviação Brasil (Redação)6 de maio de 2017

Aeroporto de Uberaba

Aviação Brasil (Redação)14 de abril de 2017

Copyright © 2017 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806