Um pouco da história

A SPE Concessionária Aeroeste Aeroportos S/A (Centro Oeste Airports) foi o vencedor do leilão realizado na B3, em 15/3/2019, para repassar a iniciativa privada os aeroportos de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, todos em Mato Grosso, que formavam o Bloco Centro-Oeste do edital, com prazo de concessão de 30 anos, iniciado em 4 de outubro de 2019.

A Centro-Oeste Airports (COA) anunciou no dia 10 de março de 2021 que o aeroporto de Sinop recebeu o Certificado Operacional de Aeroporto. Concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o documento atesta a capacidade e confiabilidade operacional do aeródromo e autoriza o uso de instrumentos para pousos e decolagens, inclusive para voos noturnos.

“A certificação traz maior visibilidade ao aeroporto de Sinop e amplia as possibilidades de conquistar novas parcerias, o que, consequentemente, impacta em maior desenvolvimento para toda região. Além disso, esse reconhecimento reforça todo o nosso compromisso com a segurança e a qualidade das operações aeroportuárias”, explica Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da COA.

Com a nova classificação, o Aeroporto de Sinop passa a operar também em RNAV, uma tecnologia de navegação que possibilita ao piloto uma aproximação mais segura, baseada não somente por referências visuais, mas também nos instrumentos da aeronave, e nos procedimentos certificados. Com isso, fica possível a realização de pousos e decolagens em condições meteorológicas adversas.

O Certificado Operacional de Aeroporto autoriza que o Aeroporto de Sinop passe a ser utilizado por qualquer aeronave compatível com o código de referência 3C, o que inclui os modelos com capacidade para transportar até 189 passageiros mais utilizados pela aviação civil.

A COA começou o projeto de ampliação e modernização dos terminais aeroportuários que administra em Mato Grosso e a previsão para o término das obras é dezembro de 2023.

O aeroporto de Sinop terá um terminal completamente novo, quase 300% maior do que o atual, pulando de 1.400 m² para mais de 6.000 m². Além disso, as obras trarão a ampliação da pista de pouso e decolagem e pátio de aeronaves, sendo o novo e ampliado pátio em concreto. Todo o lado ar será revitalizado com aumento da sua capacidade operacional e com incremento na segurança.

Atualmente, a Latam oferece um voo diário entre Brasília e Sinop, mas essa conectividade será ampliada em 1º de novembro deste ano, quando a companhia vai inaugurar o voo inédito entre o município mato-grossense e São Paulo (aeroporto de Guarulhos).