Aeroportos

Aeroporto de Uberaba

Aeroporto de Uberaba

Em 14 de abril de 1934, exatos 83 anos atrás, os voos inaugurais da rota São Paulo/Uberaba pela empresa VASP com dois bimotores “Monospar” de quatro lugares com três frequências semanais (2ª, 4ª e 6ª feira) marcam o início das atividades do então Campo de Aviação de Uberaba.

O Terminal de Passageiros foi inaugurado na década de 50. Mas apenas em 1958, quando a Prefeitura Municipal, na época representada pelo Sr. Prefeito Artur de Mello Teixeira fez a doação do Campo de Aviação de Uberaba  para  o  então  Ministério  da  Aeronáutica,  o  campo  de  aviação  foi  elevado  para  Aeroporto  com  a denominação de “Aeroporto  Santos Dumont”. Aeroporto hoje é denominado Aeroporto de Uberaba Mário de Almeida Franco de Acordo com a Lei federal 11.519, de 14 de setembro de 2007.

Em 1980 a INFRAERO assumiu o controle e administração do aeroporto de Uberaba. a partir desta data foram  iniciadas as modernizações   de todo sistema operacional   administrativo e de segurança dentre elas instalação de sistemas de navegação aérea implantação de torre de controle sistemas de balizamento noturno estação meteorológica de superfície, tetômetro a laser, farol rotativo de aeródromo, construção de seção conta incêndio com operação 24 horas culminando com a reforma e ampliação do terminal de passageiros em 2008 que ampliou a capacidade operacional de 100.000 (cem mil)  para 200.000 (duzentos mil) passageiros ano.

O Aeroporto de Uberaba tem uma pista de pouso asfaltada de 1.759 metros de comprimento e 45 metros de largura. Localiza-se a rês quilômetros do centro da cidade de Uberaba. Em 2009 foram inauguradas as obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros. Com a ampliação, o terminal passou de 975 para 2.000m².

Entre outros benefícios que a obra proporcionou aos passageiros/usuários do aeroporto estão a modernização das áreas de check-in e do saguão de embarque, a criação da praça da alimentação, adequação do Terminal de Passageiros às normas de acessibilidade, ampliação da estrutura metálica da cobertura de embarque e desembarque e revitalização urbanística da área frontal ao terminal.

Fonte: Infraero (editado por Aviação Brasil)

Aeroportos

More in Aeroportos

Aeroporto de Ilhéus/Jorge Amado

Aviação Brasil (Redação)18 de maio de 2017

Aeroporto de Uberlândia

Aviação Brasil (Redação)10 de maio de 2017

Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos

Aviação Brasil (Redação)6 de maio de 2017

Aeroporto Internacional de São Paulo (Congonhas)

Aviação Brasil (Redação)12 de abril de 2017

Copyright © 2017 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806