Aeroporto de Uberlândia

6236
Foto: Infraero

Com localização estratégica no triângulo mineiro, o Aeroporto de Uberlândia/Ten. Cel. Aviador César Bombonato (MG) completa hoje, 10 de maio, 82 anos de operações. É o maior terminal administrado pela Infraero no estado de Minas Gerais, tendo movimentado 1,05 milhão de passageiros em 2016 e com capacidade para atender 2,4 milhões de passageiros por ano.

O primeiro pouso oficial na pista do então “Campo de Aviação de Uberlândia foi realizado em 1935, com um voo da aeronave Waco-26 do Ministério da Aeronáutica. A Infraero assumiu a administração do aeroporto em 1980, e em 2001 o aeródromo recebeu a denominação atual de Aeroporto de Uberlândia – Ten. Cel. Aviador César Bombonato, em homenagem a um aviador militar, natural de Uberlândia.

Atualmente, três empresas operam no terminal mineiro: LATAM, Gol e Azul, com rotas para Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Nos últimos anos, o Aeroporto de Uberlândia tem recebido melhorias que aprimoram tanto as operações de pousos e decolagens quanto o nível de conforto dos passageiros. Em 2014, foi instalado o sistema ILS que orienta os pilotos em caso de condições climáticas adversas, desde que aeronave e condutor estejam devidamente habilitados. Em 2013, o investimento foi em acessibilidade, com a instalação de 20 novos balcões de check-in adequados para o atendimento a deficientes. Para 2017, ainda estão previstas algumas reformas, como a adequação do sistema de ar condicionado do saguão, a construção de pátio para aeronaves da aviação regular e um pátio para aeronaves da aviação geral.

Publicidade