Foto: Infraero

O primeiro pouso oficial na pista do então “Campo de Aviação de Uberlândia foi realizado em 1935, com um voo da aeronave Waco-26 do Ministério da Aeronáutica. A Infraero assumiu a administração do aeroporto em 1980, e em 2001 o aeródromo recebeu a denominação atual de Aeroporto de Uberlândia – Ten. Cel. Aviador César Bombonato, em homenagem a um aviador militar, natural de Uberlândia.

Com localização estratégica no triângulo mineiro, o aeroporto completou em 10 de maio, 83 anos de operações. É o maior terminal administrado pela Infraero no estado de Minas Gerais, com capacidade para atender 2,4 milhões de passageiros por ano.

Os passageiros do aeroporto contam agora com uma sala de embarque mais ampla e confortável. O local passou de 272 m² para 570 m², aumentando também a área de inspeção de passageiros, e está em funcionamento desde o dia 1º de outubro de 2018.

Com as melhorias, o aeroporto também ganhou em capacidade de fluxo de passageiros na área de embarque, passando de 300 para 600 usuários. Com o objetivo de agilizar os atendimentos, a fluidez e as facilidades da sala, o terminal também ganhou mais um portão de embarque, totalizando cinco unidades. O aeroporto, que já conta com dois equipamentos de raios x, trabalha para a instalação de mais um equipamento ainda neste ano. Os investimentos dispendidos para realizar essas melhorias somaram R$110 mil.

Novas cadeiras estilo longarina também foram instaladas na sala, aumentando a disponibilidade de assentos em 66%. Os passageiros ainda ganharam mais opções de alimentação na sala de embarque, que agora conta com quatro lojas de diferentes ramos, visto que parte da ampliação foi acolhida pela praça de alimentação. Para realizar as mudanças, a Infraero informou previamente todos os concessionários e lojistas sobre esta ação.

O Aeroporto de Uberlândia recebe, em média, 19 voos diários por meio das quatro empresas aéreas operam no terminal mineiro: Azul, Gol, Latam e Passaredo, com rotas para Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), além de Porto Seguro (BA) e Recife (PE) nos finais de semana. O aeroporto tem capacidade para receber 3 milhões de pessoas ao ano.

Nos últimos anos, o Aeroporto de Uberlândia tem recebido melhorias que aprimoram tanto as operações de pousos e decolagens quanto o nível de conforto dos passageiros. Em 2014, foi instalado o sistema ILS que orienta os pilotos em caso de condições climáticas adversas, desde que aeronave e condutor estejam devidamente habilitados. Em 2013, o investimento foi em acessibilidade, com a instalação de 20 novos balcões de check-in adequados para o atendimento a deficientes. Em 2017 aconteceram algumas reformas, como a adequação do sistema de ar condicionado do saguão, a construção de pátio para aeronaves da aviação regular e um pátio para aeronaves da aviação geral.

A Aena, maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, assumiu à 0h de 10 de outubro a administração do aeroporto de Uberlândia (MG). O primeiro voo sob a nova gestão foi o G31108, proveniente de Guarulhos e com pouso no terminal mineiro à 0h11. Após o pouso, houve uma saudação do voo inaugural com luzes dos carros de bombeiros. A primeira decolagem foi do voo AD4393, às 5h10, com destino a Campinas.

O aeroporto de Uberlândia teve um fluxo de 1,1 milhão de passageiros em 2019, último ano antes da pandemia. Em 2022, foram 800 mil passageiros. Até agosto deste ano, já passaram pelo terminal 716 mil passageiros.

Para atender à demanda, o aeroporto de Uberlândia receberá melhorias para deixá-lo mais seguro, sustentável e confortável aos passageiros. A Aena entrega até dezembro o anteprojeto à Anac com os planos para a ampliação e modernização do terminal. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026. No curto prazo, a Aena planeja uma conexão mais rápida à internet wi-fi, com mais tempo de uso livre aos passageiros.