Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Confins

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Foto Eleita para a Série: Enos Moura Filho (SBGR)

Um gigante esquecido! Assim podíamos falar de Confins enquanto toda a concentração de voos estava no Aeroporto de Pampulha, até o final de 2004. Naquele ano embarcaram em Confins 388 mil passageiros contra os quase 9 milhões e 400 mil de 2011. As empresas Absa Cargo, American Airlines, Avianca Brasil, Azul, Copa Airlines, Gol/VRG, Lanco Cargo, LAN Cargo, Pantanal, TAM, Trip e Webjet, são as operadoras regulares do aeródromo.

Como alguns dos mais importantes aeroportos da Rede Infraero estão em obras, Confins não é e nem deveria ser a excessão. As obras de reforma e modernização avançam com rapidez, com o início de duas novas etapas. Uma delas é a construção da nova via de veículos, que atravessará os estacionamentos A, B e D. Atualmente, estão sendo feitas as adequações nos espaços para a implantação do acesso viário. Após a conclusão da via, serão realizadas adequações nos cinco bolsões de estacionamento do aeroporto.

Também teve início em janeiro a retirada do piso do terceiro andar do terminal de passageiros, onde está localizado o terraço panorâmico. O pavimento receberá a nova praça de alimentação do terminal.

No total, as obras em Confins, iniciadas em setembro de 2011, representam um investimento de R$ 226,5 milhões, com prazo de conclusão para dezembro de 2013.

As obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Confins para a Copa de 2014 envolvem, além da reforma do Terminal de Passageiros, a reforma e ampliação da pista de pouso e do sistema de pátios. O total de investimentos para todas as melhorias do aeroporto está orçado em 405,65 milhões, e a capacidade operacional de Confins deverá aumentar dos atuais 10,2 para 16,5 milhões de passageiros por ano.

Terminal 2

A Infraero vai investir R$ 10,5 milhões para elaboração do projeto do segundo Terminal de Confins. O Acordo de Cooperação Técnica entre o governo mineiro e a Infraero, assinado em 2008, prevê trabalho conjunto para a elaboração dos projetos básico e executivo de obras do Terminal de Passageiros 2 de Confins. A Infraero participa com o investimento e a fiscalização técnica do projeto, enquanto o Governo de Minas conduz a licitação,  faz a gestão e fiscaliza o contrato até a escolha da empresa vencedora.

Terminal 3

No final de dezembro de 2011, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, se reuniu com o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, na sede do governo mineiro, para tratar de projetos de melhorias no Aeroporto Internacional de Confins/Tancredo Neves. Na ocasião, Gustavo do Vale falou sobre a construção do terceiro Terminal de Confins e explicou ao governador que o projeto foi concebido de maneira autônoma em relação ao atual terminal e será composto de sistemas de embarque e desembarque semelhantes às salas convencionais.

“Esta é uma solução de engenharia que não irá interferir no Plano Diretor do Aeroporto Tancredo Neves”, afirmou o presidente da Infraero. O superintendente da Regional Sudeste da Infraero, Mario Jorge de Oliveira, que também participou da reunião, destacou a localização do novo terminal: “Ele será construído em uma área em que não irá afetar o desenvolvimento do Terminal de Passageiros 2”, explicou.

A construção do Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins, localizado nos municípios de Confins e Lagoa Santa, nasceu de contingências inadiáveis para o transporte aéreo da região metropolitana de Belo Horizonte/MG. No início da década de 70, com o avanço tecnológico da indústria aeronáutica, colocando nos céus sofisticadas aeronaves de passageiros e cargas, evidenciou-se que a infra-estrutura aeroportuária existente não suportaria a demanda nos anos seguintes.

Análise dos Dados – Belo Horizonte (Confins)

Estatísticas (Fonte Infraero, Análise de dados – Aviação Brasil)

Sítio Aeroportuário
Área:     15.010.000,00 m²
Pátio das Aeronaves
Área:     86.000 m²
Pista: 16 e 34
Dimensões(m):     3.000 x 45
Frequência de Comunicação: ATIS 127,850 mhz; Controle BH 119,100 mhz; 119,300 mhz ; 119,650 mhz; 120,200 mhz; 128,550 mhz; 129,100 mhz; 129,400 mhz; Torre 118,200 mhz; Tráfego 121,000 mhz; Solo 121,900 mhz
Terminal de Passageiros
Capacidade/Ano: 10.200.2000
Área(m²):     53.950
Estacionamento
Capacidade:     1.300 vagas
Balcões de Check-in
Número:     42
Estacionamento de Aeronaves
Nº de Posições:     17 posições *as posições podem ser alteradas conforme o mix de aeronaves *

Aeroporto Int. Tancredo Neves
Rodovia MG 10, Km 39
Belo Horizonte – MG
CEP:33500-900
PABX:(31) 3689-2700
FAX:(31) 3689-2090
Distância do Centro: 38 km de Belo Horizonte

Fonte: Infraero (editado por Aviação Brasil)