Foto: Assessoria de Imprensa BSB Airport

Estamos apresentando, a partir dos dados e históricos do Aeroporto de Brasília, o novo formato em que o Portal Aviação Brasil trará as informações dos aeroportos brasileiros. Este novo modelo de informações será o padrão para toda a seção de aeroportos e substituirá, a cada dia, a informação de cada aeroporto que temos em nossa base de dados e possui voos comerciais.

O Aeroporto de Brasília iniciou operações no dia 3 de maio de 1957 com o 1º voo comercial da Pan American para Nova Iorque. Em 22 de julho de 1957 a VASP inaugurou um voo regular para Belo Horizonte e São Paulo. A partir de 1973 a Infraero passou a administrar o aeroporto e sete anos depois deu início a operação do terminal de cargas.

Em 1999 o aeroporto de Brasília ganhou corpo central e satélite, nove pontes de embarque, trinta balcões de check-in, três esteiras de bagagem e um sistema de comunicações totalmente informatizado, tornando o aeroporto de Brasília o primeiro aeroporto inteligente da América Latina.

Em dezembro de 2005 foi entregue a segunda pista de pousos e decolagens que ampliou a capacidade operacional do aeroporto para 555 mil pousos e decolagens por ano.

No início de fevereiro de 2012 a Infraero instalou quinze novos painéis no formato videowall no Aeroporto. Os equipamentos, compostos por monitores de LCD de 46 polegadas, facilitam a visualização de informações sobre voos programados no aeroporto, além de exibirem vídeos institucionais ou publicitários.

Em 1 de dezembro de 2012 a Inframerica assumiu a concessão do Aeroporto de Brasília sob supervisão da Infraero. Na data também teve início as obras de ampliação previstos em contrato de concessão. Em 1 de março de 2013 deu início a administração integral pela Inframerica.

De Janeiro a Junho de 2018, em voos domésticos a partir do aeroporto de Brasília, a Latam Brasil possuía 43,78% do market-share dos passageiros embarcados, seguida pela Gol com 34,72%, Avianca Brasil com 16,47%, Azul Linhas Aéreas com 4,65% e pela Passaredo, com 0,38%.

Em voos internacionais a TAP lidera os embarques com 32,02%, seguida pela Latam Brasil com 26,35%, Copa Airlines com 20,09%, American Airlines com 19,62% e Cubana de Aviacion com 1,92%.

Atualmente o aeroporto de Brasília possui voos internacionais para Miami, pela American Airlines, para Lisboa pela TAP, para Buenos Aires e Punta Cana, pela Latam Brasil e para a Cidade do Panamá pela Copa Airlines.

Aviação Brasil trabalhou os dados com informações da Inframerica, Infraero e ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. A modelagem dos dados para extração foi trabalhada diretamente pela equipe do Portal Aviação Brasil.

Infodados (Passageiros, Carga e Correio)

 Market-Share Doméstico (Embarques de Janeiro a Junho/18)

 

Market-Share Internacional (Embarques de Janeiro a Junho/18)

 

Market-Share Dom+Int (Embarques de Janeiro a Junho/18)

 

Histórico de Passageiros, Carga e Correios embarcados no período de 2000 a 2017

 

Histórico de Passageiros, Carga e Correios desembarcados no período de 2000 a 2017

 

Publicidade