Aeroporto Internacional de Campinas (Viracopos)

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Foto: Assessoria de Imprensa

O Aeroporto Internacional de Campinas, Viracopos, passou por algumas fases bastantes distintas. A primeira, quando era o aeroporto para voos internacionais do Estado de São Paulo, em uma época na qual não existia o aeroporto de Guarulhos, e as aeronaves Douglas DC-8, Douglas DC-10, Boeing 707 e Boeing 747 não dispunham de uma pista suficiente em extensão para suas operações de pousos e decolagens em Congonhas.

Numa segunda fase, Viracopos ficou praticamente abandonado, com a abertura de Guarulhos e pouquíssimos voos pousavam ou decolavam daquele aeródromo, com exceção aos cargueiros. A terceira e mais recente fase é a fase Azul. A companhia aérea ressuscitou as operações locais transformando Viracopos num grande hub para a companhia aérea.

Fonte: Aviação Brasil

De pouco mais de 400 mil passageiros/ano embarcados no ano 2000, Viracopos hoje embarca 4,6 milhões de passageiros/ano.

Localizado a 14 quilômetros do centro de Campinas e a 99 quilômetros de São Paulo, o Aeroporto Internacional de Viracopos tem acesso pelas rodovias Santos Dumont, Bandeirantes e Anhanguera.

O velho campo de pouso, como era chamado, tornou-se um dos principais pontos de conexão da América Latina. O Terminal de Logística de Carga de Importação e Exportação possui uma área de mais de 81 mil metros quadrados.

Na década de 90 o aeroporto começou a despontar para o segmento de Carga Aérea Internacional, evidenciando sua vocação cargueira. Além da ampliação da infraestrutura, a modernização dos processos de movimentação da carga e do desembaraço aduaneiro, desenvolvidos através de parceria junto à Receita Federal, tornou o aeroporto referência em logística no cenário nacional.

Desde 1995, a Infraero realiza investimentos para implantação da primeira fase do Plano Diretor do aeroporto, com melhorias nos terminais de cargas e passageiros.

Em 2005 foi entregue a segunda fase da obra de ampliação do terminal de passageiros. A primeira foi entregue no primeiro semestre de 2004, quando o aeroporto passou a contar com novas salas de embarque, desembarque, áreas públicas e concessões comerciais.

Em 3 de julho de 2010 um Airbus A330-200 da TAP retomou os voos regulares de passageiros em Campinas, procedente de Lisboa.

O consórcio Aeroportos Brasil administra o aeroporto desde 14 de junho de 2013. A partir da assinatura do contrato, iniciou-se um período de transição da gestão de Viracopos entre a Infraero e a Aeroportos Brasil Viracopos, que passou a ser concessionária.

A Aeroportos Brasil é formada pelas empresas UTC Participações S.A. (45% de participação), TPI – Triunfo Participações e Investimentos S.A (45%) e Egis Airport Operation (10%). A concessionária é acionista majoritária do Aeroporto Internacional de Viracopos, com 51%. A Infraero (com 49%) continua acionista, conforme determinação do governo federal.

Em 28 de julho de 2017 os acionistas da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos autorizaram a diretoria a iniciar o processo de devolução para que se faça nova licitação e a concessão seja passada para outro grupo, em virtude de uma dívida de R$ 460 milhões relacionada às outorgas devidas ao governo federal. Até a nova licitação, a Aeroportos Brasil Viracopos continua a administrar o aeroporto.

A partir de Viracopos os passageiros podem embarcar para os seguintes destinos domésticos: Aracaju, Araçatuba, Bauru, Belo Horizonte, Bonito, Brasília, Caldas Novas, Campo Grande. Cascavel, Caxias do Sul, Chapecó, Corumbá, Cuiabá, Curitiba, Divinópolis, Dourados, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goainá, Goiânia, Ilhéus, Jaguaruna, Jericoacoara, João Pessoa, Joinvile, Juazeiro do Norte, Lages, Londrina, Maceió, Manaus, Marília, Maringá, Montes Claros, Natal, Navegantes, Palmas, Parnaíba, Passo Fundo, Petrolina, Ponta Grossa, Porto Alegre, Porto Seguro, Porto Velho, Presidente Prudente, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Rio Verde, Salvador, São José do Rio Preto, São Paulo, Sinop, Teresina, Três Lagoas, Uberaba, Uberlândia, Valença e Vitória.

Internacionalmente existem voos para: Assunção, Fort Lauderdale, Lisboa, Maldonado e Orlando.

Market-Share Doméstico (2018): Azul tem 93,25% dos embarques contra 6,75% da Gol
Market-Share Internacional (2018): Azul tem 100% dos embarques

Em Carga Aérea Internacional (2018): 65,02% com a Atlas, 10,89% com a Latam Cargo Brasil, 9,94% com a Azul, 6,41% com a Avianca Cargo, 4,18% com a Avianca Brasil Cargo, 3,56% com a Volga Dnepr. Dados de janeiro e fevereiro.

2 COMENTÁRIOS

  1. […] O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), @viracopos_airport, foi eleito melhor aeroporto de carga do mundo no Air Cargo Excellence Awards 2018, na categoria até 399.999 toneladas por ano. O anúncio foi feito esta semana, em Nova York (EUA). A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor, e celebra as melhores performances na área de transporte aéreo mundial. […]

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