Atualizamos os números operacionais do Aeroporto Internacional de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2020, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2016 e 2020, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam voos domésticos de passageiros

Um pouco da história

Os dados anteriores ao ano 2000 estão sendo levantados pela equipe de dados do Aviação Brasil.

Voos em Operação

O Aeroporto de Corumbá embarcou quase 32 mil passageiros em 2011, crescendo 13% se comparado a 2010. É servido apenas por um voo diário da TRIP para Campo Grande. Corumbá foi uma das primeiras cidades do interior do Brasil a conhecer os benefícios da aviação comercial. Em 1930 uma ligação aérea Corumbá/Cuiabá foi estabelecida pela Empresa: Sindicato Condor, antecessora da Empresa Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul, operando com aviões Junkers monomotores flutuadores. Este avião sobrevoava os rios Paraguai e Cuiabá e pousava em estirões desses rios nas duas cidades. Essa linha aérea foi, inicialmente, subvencionada pelo Governo Estadual. Mais tarde ela se transformou na etapa final da linha São Paulo/Três Lagoas/Campo Grande/Corumbá /Cuiabá, explorada pela mesma empresa, porém com aviões Junkers 52 trimotores de rodas, sendo a última etapa operada pelo pequeno hidroavião monomotor. A ligação São Paulo /Corumbá era concluída de 6 a 7 horas e, no dia seguinte, o hidroavião fazia o trecho Corumbá/Cuiabá, regressando no outro dia. Assim o trimotor Junkers 52 era obrigado a aguardar por mais de dois dias em Corumbá, para voltar à São Paulo. Tal espera forçada levou o Governo Federal, por intermédio do então DAC e do Ministério da Aviação e Obras Públicas, a construir nesse aeroporto, em 1937, um hangar com 35 metros de vão livre para abrigar e permitir os trabalhos de manutenção do trimotor que tinha quase 30 metros de envergadura. O Hangar de concreto armado e paredes de lamelas de madeira, coberto com telhas de fibrocimento, apresentava em suas alas, instalações para pequenas oficinas e saguão de passageiros. O Aeroporto de Corumbá foi construído na mesma área do antigo, inaugurado em 21 de Setembro de 1960, aniversário da cidade. Considerando os aviões que operavam na época, o local escolhido foi julgado excelente, principalmente por ser próximo, estando à apenas a 2 km do centro da cidade. A área perimetral do Aeroporto é de 1.216.425,40 m² e sua altitude é de 140m do nível do mar. A pista de pouso e decolagem possuía cumprimento de 1.660m X 30m, sendo ampliada para 2.000m x 45m inaugurada em maio/2001. A homologação da pista com este comprimento estava condicionada a desapropriação de residências existentes em uma área contígua a cabeceira 27, atendendo dessa forma a Portaria 1.141/GM-5, de 08/12/1987, que disciplina as áreas livres de obstáculos das pistas de pouso/decolagem (faixa de pista). Como as ações para desapropriação não avançaram, decidiu-se mudar as características físicas da pista de pouso e decolagem para 1.500m x 45m (cumprimento atual), visando sua homologação. No período de 2000 a 2009, foram investidos aproximadamente 32 milhões de reais em melhorias na infraestrutura do aeroporto, tendo-se como destaque as obras de: · Ampliação da pista de pouso e decolagem · Recuperação de pátios (Rígido), macro-drenagem e instalação da Separadora de água e óleo · Reforma, ampliação e modernização do terminal de passageiros · Reforma da Seção contra incêndio. Para o ano de 2010 foram aprovados recursos na ordem de 6,7 milhões para melhorias nos sistemas de infraestrutura de cercas, pátio de estacionamento de aeronaves, sistema viário e estacionamento de veículos e melhoria no sistema de abastecimento de água e reserva técnica da Seção Contra Incêndio. Fonte: Infraero (editado por Aviação Brasil)