Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes - Portal Aviação Brasil
Aeroportos

Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes

Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes foi inaugurado no dia 26 de março de 1976. Passados 41 anos, o desenvolvimento continua a fluir pelos portões do terminal manauara, embarcando e desembarcando grande parte da força necessária para o crescimento da região. Em 2016, cerca de 26 mil toneladas de cargas foram processadas pelo aeroporto, junto com mais de 2,6 milhões de passageiros.

O aeroporto possui dois terminais de passageiros. Um para atender aeronaves de maior porte, que operam vôos domésticos e internacionais, e outro para receber aviões de menor porte, utilizados em voos regionais. Além dessa estrutura, o complexo aeroportuário dispõe de três terminais de carga: o Terminal I inaugurado, em 1976; o Terminal II, em 1980; e o Terminal de Cargas III, em 2004.

E o terminal manauara está preparado para atender a demanda da região durante os próximos anos. Em janeiro de 2015, a Infraero concluiu a obra de reforma e ampliação do terminal de passageiros, que aumentou a área do terminal de 39,4 mil m² para 97,2 mil m². O aeroporto também passou a contar com um novo estacionamento de veículos com 100 mil m², em dois níveis, passando de 776 para 2670 vagas. O número de balcões de check-in também foi ampliado para 89 posições; o número de esteiras de restituição passou de 4 para 11, as esteiras de check-in, de 2 para 4, além de novos elevadores, escadas rolantes e pontes de embarque. Todo esse investimento ampliou a capacidade do aeroporto de 6,4 milhões de passageiros/ano para 13,5 milhões de passageiros/ano. Ao todo, foram investidos R$ 447 milhões nessas melhorias.

Para 2017, as melhorias continuam. Para este ano, os serviços oferecidos no Aeroporto de Manaus serão ampliados, com inaugurações de franquias nacionais e internacionais. Com três lojas já estabelecidas no aeroporto, a Duty Free Americas trará, ainda no primeiro semestre, mais uma loja de caráter duty paid, que oferecerá perfumaria e cosméticos e funcionará como expansão da loja já existente na entrada do check-in. As outras duas lojas, localizadas no embarque e desembarque internacional, operam no segmento duty free, possibilitando a compra itens importados sem a cobrança de impostos.

Além disso, até o final do ano, mais seis pontes de embarque do Aeroporto Eduardo Gomes serão modernizadas, um investimento no valor de R$ 24 milhões. Atualmente, o Aeroporto de Manaus conta com oito pontes de embarque, sendo que duas já foram modernizadas.

Este ano, o Aeroporto de Manaus também passou a contar com um voo direto da Gol Linhas Aéreas para Buenos Aires, na Argentina. A nova rota vem somar à lista de roteiros internacionais disponíveis a partir do terminal manauara, como Curaçao, Barcelona, Miami e Cidade do Panamá, operados pelas empresas Insel Air, Avior, Latam, American Airlines e Copa Airlines.

Fonte: Infraero editado por Aviação Brasil

Aeroportos

More in Aeroportos

Aeroporto de Uberaba

Aviação Brasil (Redação)14 de abril de 2017

Aeroporto Internacional de São Paulo (Congonhas)

Aviação Brasil (Redação)12 de abril de 2017

Aeroporto de Londrina

Aviação Brasil (Redação)7 de abril de 2017

Aeroporto Internacional de Belém

Aviação Brasil (Redação)17 de março de 2017

Copyright © 2017 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806