Air Arabia seleciona Sharklets para sua nova frota A320

1038

A Air Arabia (PJSC), a primeira e maior operadora de baixo custo do Oriente Médio e do Norte da África, escolheu Sharklets para 28 das 44 aeronaves A320 que encomendou. A entrega dessas aeronaves Airbus equipadas com Sharklets começará no segundo trimestre de 2013.

A entrega dos pedidos da Air Arabia de 44 aeronaves A320 da Airbus (34 encomendados em 2007 e 10 em 2008) começou no último trimestre de 2010 e fará da transportadora uma das maiores operadoras de aeronaves A320 da região, com uma das mais modernas frotas de corredor único.

“A Air Arabia está a caminho de uma expansão considerável, em consonância com a visão da companhia de se tornar uma das principais companhias aéreas do mundo em termos de ecoeficiência, margem de lucros, inovação e excelência operacional. Esse novo pedido contribuirá ainda mais para a eficiência operacional da companhia aérea quando recebermos as primeiras aeronaves A320 equipadas com Sharklets, em 2013,” disse Adel Ali, Membro da Diretoria e CEO do Grupo Air Arabia.

“Estamos muito satisfeitos por a Air Arabia ter aproveitado a oportunidade de maximizar a capacidade e a eficiência de sua futura frota A320 equipando-a com nossos Sharklets para economia de combustível,” disse John Leahy, Executivo-Chefe de Operações da Airbus, Clientes. “A popular Família A320 já oferece a maior confiabilidade e geração de renda e os mais baixos custos operacionais entre todas as aeronaves de corredor único de sua classe, e com os novos Sharklets, clientes como a Air Arabia se beneficiarão ainda mais,” acrescenta.

O desenvolvimento dos Sharklets teve início em 2009. Esses novos dispositivos de ponta de asa têm cerca de 2,5 metros de altura e melhoram ainda mais a eficiência da popular Família A320, substituindo o atual anteparo de ponta de asa das aeronaves. Oferecidos como opção para as aeronaves fabricadas a partir do final de 2012, os dispositivos reduzem o consumo de combustível, especialmente em voos longos. Além de aumentar o alcance da carga paga e melhorar o desempenho na decolagem, os Sharklets resultam em uma redução de 3,5% no consumo de combustível em voos longos, o que corresponde a uma redução anual de CO2 de aproximadamente 700 toneladas por aeronave.

A Air Arabia já opera uma grande frota de aeronaves A320 novas e arrendadas. A partir de seus principais hubs, Sharjah, nos EAU, Casablanca, no Marrocos, e Alexandria, no Egito, a transportadora atende a uma rede de mais de 65 rotas internacionais espalhadas pela Europa, Oriente Médio, Ásia e África.