O Grupo Air France – KLM, segundo maior do sector na Europa, informou que vai aumentar a sua capacidade na época alta deste ano (Verão IATA, de Abril a Outubro) em 1,4%, com aumentos de 0,8% nas rotas de longo curso e de 3% no médio curso, mas neste caso pelo lançamento das novas bases regionais de Marselha, Toulouse e Nice. Excluindo o efeito do lançamento dessas bases, que a Air France frisa lhe reduzem “significativamente” os custos operacionais, o aumento de capacidade (em ASK = lugares x quilómetros percorridos) no Verão IATA (25 de Março a 28 de Outubro) será de 0,6%, com uma redução de 02% nas rotas de médio curso.

A informação mostra que o crescimento da capacidade em voos intercontinentais é pelas apostas na América Latina, Ásia e África, com aumentos de capacidade em 9,7%, 6,3% e 4,9%, respectivamente, enquanto para os sectores América do Norte, Médio Oriente e Caraíbas e Oceano Índico vai reduzir, respectivamente em 6,5%, em 17,5% e em 2,2%. O grupo explica que a sua aposta é reforçar nas “zonas de forte crescimento da América Latina e Ásia” e fazer “uma adaptação permanente da oferta à procura em zonas tocadas por crises geopolíticas ou políticas em 2011”.

Em relação à América Latina, a informação especifica que os voos em B777-200 para Santiago do Chile passam de seis vezes por semana a diários e que o seu voo nocturno para o Rio de Janeiro passa a ser em B747 com novas cabinas. Na Ásia o destaque é a China, para onde a 11 de Abril a Air France passa a ter a rota de Wuhan, que será o seu quinto aeroporto chinês, três vezes por semana em Boeing B777-200.

A retoma da rota de Tóquio em A380, com voos diários é outra das novidades, a par de três dos 14 voos semanas para Xangai também passarem a ser em A380. Outro reforço é nas ligações com Singapura, actualmente diárias em B777-300, a que a companhia vai somar mais três por semana em B777-200.

Em contrapartida, acrescenta a informação, a Air France vai reduzir para 12 voos por semana as ligações com Hong Kong, para seis por semana as rotas de Deli, Bangalore e Bombaim e de sete em B777-200 para três por semana em B777-200 as ligações com Banguecoque, cujos voos deixam de ter extensão a Phnom Penh, que passa a ter ligações via Ho Chi Minh.

Em África, as novidades são a nova rota para Port-Gentil, no Gabão, e a retoma das ligações com Abuja, Nigéria, que anteriormente tinha voos da KLM, bem como aumentos de oferta nas ligações com Abidjan, Lomé, Malabo e N’Djamena.

A redução no sector América do Norte ocorre nomeadamente pela suspensão das rotas Nova Iorque – Newark, a partir do início do Verão, e Orlando, a partir de 3 de Setembro, bem como e a transferência para a sua parceira Delta das ligações com Seattle. Além desta redução, o grupo indica uma redução dos lugares disponíveis nas ligações com Miami e Toronto, mas em ambos os casos sem reduzir número de voos.

Outras das novidades é que Los Angeles passará a ter voo diário em A380 e oito por semana em B777-20, quando no Verão de 2011 operou 20 voos por semana em B777-200 e B777-300. No sector Caraíbas e Oceano Índico, a Air France muda dos B747 para os B777-300 as ligações com Maurícias e Havana, e no caso da capital cubana reduz uma frequência por semana. Além dessa alteração, o grupo indica que suspende as ligações com Mahé, Seychelles, neste caso por que eram code-share com a Air Seychelles, que entretanto cessou de operar as ligações com Paris. No médio curso, o grupo indica que vai abrir 23 novas rotas nas novas bases de Marselha, Toulouse e Nice.

Excluindo essas bases, a Air France reduz a capacidade no Verão em rotas internacionais de médio curso em 1,6%, mas com alguns reforços, como Tunis à partida do seu hube de Charles De Gaulle, que passa de três a quatro voos diários. Entre as reduções contam-se as suspensões de dois voos semanais para Leipzig e três para Oviedo, a suspensão de quatro rotas de aeroportos regionais (clique para ler: Air France vai parar a rota Bordéus-Lisboa) e o “corte” de um voo por dia para Vigo, que fica com dois, Estocolmo, para três, Atenas, para cinco, e Londres, para sete.

Em rotas domésticas, a Air France indica que reforça as ligações de Orly com Toulouse, que passam de 26 a 27 voos por dia, e Nice, de 19 para 21 por dia, mas reduz de seis para cinco por dia a rota de Mullhouse. De Paris Charles De Gaulle, a companhia aumenta um voo por dia as rotas de Toulouse e Nice, que passam a ter sete diários. Nas suas bases regionais, as novidades são cinco novos destinos internacionais à partida de Marselha — Barcelona e Berlim, com dois voos por semana, Marraquexe, com três, Hamburgo, com quatro, e Veneza, com cinco — 14 em Toulouse — Atenas, Berlim, Casablanca, Hamburgo, Istambul, Málaga, Malta, Marraquexe, Nápoles, Praga, Tunis, Sevilha, Veneza e Viena — e quatro em Nice — Atenas, Nápoles, Telavive e Veneza.

 
Fonte: www.presstur.com