A Airbus e a Tarom Romanian Air Transport, juntamente com um consórcio de importantes partes interessadas, desenvolveram um dos primeiros projetos da Europa com foco na criação de capacidade de processamento e produção de combustível para aviação feito de bioquerosene. O objetivo do projeto, sediado na Romênia, é oferecer o biocombustível feito da planta camelina como um substituto renovável e sustentável do combustível fóssil para aviação. O projeto está sendo supervisionado por uma Organização Não Governamental sediada na Romênia, com a Airbus agindo como o catalisador para implementar a cadeia de valor romena necessária para uma solução local de biocombustível para aviação.

Assim que os estudos de viabilidade sobre o desenvolvimento agricultural, tecnológico e aeronáutico e a avaliação de sustentabilidade estiverem completos, o projeto avaliará as refinarias existentes para identificar a capacidade de produção da Romênia. A camelina foi escolhida como matéria-prima devido ao seu potencial energético, qualidades de rotação de cultura, potencial de redução de gases do efeito estufa e pouca necessidade de água. A camelina é também uma espécie nativa da Romênia, podendo ser prontamente cultivada e colhida em fazendas operadas por famílias. Possui um subproduto de alimentação animal de alta qualidade.

“Este é o primeiro projeto europeu de cadeia de valor que reúne agricultores, refinarias de óleo e uma companhia aérea para liderar a comercialização da produção sustentável de biocombustível,” disse Paul Nash, Chefe de Novas Fontes de Energia da Airbus. “A Cadeia de Valor de Camelina da Romênia nos ajudará a verificar melhor a sustentabilidade e a viabilidade econômica da produção de bioquerosene.”

A Airbus auxiliará nos processos de aprovação do combustível e avaliará o seu efeito nos sistemas e motores das aeronaves. O consórcio irá trabalhar em parceria com o Centro de Biotecnologia da Universidade de Ciências Agronômicas e Medicina Veterinária de Bucareste (BIOTEHGEN) durante o estágio agricultural sustentável do projeto com relação às plantações de camelina, colheita e produção de óleo.

A Tarom está liderando o consórcio, que inclui a Honeywell UOP, a CCE (Camelina Company España) e a Airbus. A Honeywell UOP está aplicando sua tecnologia de refinamento de biocombustível para aviação, a CCE está contribuindo com seu conhecimento sobre a agronomia da camelina, incluindo tecnologias de cultivo, redes de monitoramento agricultural e ciência da planta. A Airbus está fornecendo manutenção técnica e de gerenciamento de projeto, além de patrocinar a avaliação de sustentabilidade e os estudos de análise do ciclo de vida.