Sabre Travel Network (http://pt.la.sabretravelnetwork.com), empresa global de tecnologia que provê soluções a agências e fornecedores de viagens, assinou um acordo de longo prazo com a cia. aérea italiana Alitalia para a venda de serviços adicionais (extras) aos agentes de viagens que utilizam o sistema de distribuição global (GDS) Sabre.

Além de pesquisar e reservar as tarifas aéreas da Alitalia, o agente poderá agora pesquisar e reservar serviços adicionais como bagagem pré-paga e acesso a lounges de aeroportos, tudo integrado ao processo de reservas. Alem os produtos estarão imediatamente disponíveis aos agentes na Europa, a partir de outubro serão disponibilizados também em mercados da América Latina como Brasil, Argentina e Venezuela.

A Alitalia, que já possui um acordo de conteúdo total com o Sabre, optou por vender seus serviços adicionais através do Sabre, utilizando os padrões de tecnologia da indústria desenvolvidos pela ATPCO e IATA.

O EMD (documento eletrônico para serviços adicionais) permite que o agente compre, de forma eficiente, produtos adicionais da cia. aérea em nome de seus clientes, da mesma maneira que é feita a compra de viagens aéreas. Com isso, tanto agências como cias. aéreas podem gerenciar, de modo simples e eficiente, a compra e venda de novos produtos adicionais da cia. aérea, conferindo aos viajantes transparência total, exibindo o custo real das tarifas e extras.

Segundo Aldo Ponticelli, vice-presidente de distribuição da Alitalia, “O aumento da receita através da venda de produtos e serviços adicionais é parte essencial do nosso plano comercial, que baseia-se na distribuição dos serviços da Alitalia através de canais diretos e indiretos. O Sabre e a Alitalia implementaram esta maneira eficaz de vender serviços adicionais através do canal indireto que permitirá atingir, satisfazer e manter a abrangência do nosso mercado”.

Segundo a Alitalia, a empresa irá expandir os serviços adicionais vendidos através do Sabre e acrescentar pontos de vendas nos próximos meses.

Segundo declarou Harald Eisenaecher, vice-presidente sênior do Sabre Travel Network para Europa, Oriente Médio e África, “Estamos dando um passo rumo à evolução da venda e distribuição de produtos de cias. aéreas no mercado global. As cias. aéreas de todo o mundo buscam diferenciar seus produtos e criar novas fontes de receita e, de certa forma, isso permite que os viajantes e agentes vejam o custo total da viagem; então, é crucial haver uma maneira simples de reservar e comprar produtos adicionais.  A Alitalia reconhece as necessidades dos consumidores e agentes de viagens e, ao adotar os padrões da indústria para facilitar a venda e a compra destes serviços extras, visa atender esta demanda da indústria”.

“As agências de viagens, nossos clientes, agora podem incluir automaticamente a venda de serviços adicionais em seu fluxo de trabalho, otimizando os níveis de atendimento ao cliente e gerando mais receitas”.

O Sabre também otimizou sua tecnologia para permitir que os agentes adicionem serviços adicionais após o bilhete ser emitido. Isso significa que os viajantes têm mais flexibilidade para pesquisar, reservar e comprar serviços adicionais desde o momento em que fazem a reserva até a data de saída do voo. O recurso maximiza a eficiência da agência e gera mais receita para a cia. aérea.