A American Airlines anunciou um aumento de quase 40 voos em sua malha aérea até o final do ano. A inauguração do segundo voo diário regular entre São Paulo e Nova York, o primeiro diurno, em 1º de outubro, marcou o início da expansão recorde. O próximo passo está previsto para dezembro, quando os voos de Brasília e de Belo Horizonte para Miami passarão a ser diários – hoje são quatro por semana. Já as cidades de Salvador e Recife passarão a contar com operações independentes, com cinco frequências semanais cada uma, com destino a Miami.

Além disso, o número de frequencias semanais operadas entre São Paulo e Dallas subirá de sete para dez, entre 13 de dezembro e 13 de fevereiro. Enquanto isso, a rota São Paulo-Miami também passará de 26 para 28 voos por semana, entre 13 de dezembro e 1 de março. Durante o mesmo período, o Rio de Janeiro terá o acréscimo de mais quatro frequencias semanais para Dallas, passando a ter voos diários. A capital fluminense terá, ainda, um segundo voo diário para Miami.

Com isso, até dezembro de 2012, a companhia aérea somará um total de 111 voos semanais em operação a partir de sete cidades brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Manaus – para os Estados Unidos. Segundo Dilson Verçosa Jr., diretor de Vendas da American Airlines para o Brasil, até 2008, o acordo bilateral Brasil-Estados Unidos disponibilizava 105 frequencias entre os dois países, para todas as empresas aéreas. “Até dezembro, a American contará com mais voos entre os dois países do que há pouco tempo era permitido para toda a operação aérea”, comemora.