Avianca, Taca e Copa Airlines na Star Alliance

869

A Star Alliance ampliará sua presença na América Latina, após aprovação por unanimidade por parte dos membros do Conselho Executivo, que aceitaram a Avianca-TACA e a Copa Airlines como futuros participantes da aliança.

“Em nome do Conselho Executivo, estou orgulhoso em convidar a Avianca-TACA e a Copa Airlines a se unirem à rede Star Alliance. A adição desses dois grupos de companhias áreas de qualidade conclui o processo estratégico para aumentar presença da aliança na vibrante e crescente economia da América Latina”, diz Jaan Albrecht, CEO da Star Alliance. “O cenário da aviação nessa região está mudando rapidamente e as alianças têm um papel cada vez mais importante no contínuo desenvolvimento da América Latina.”

A rede dos dois novos grupos dará à Star Alliance uma presença mais proeminente na América Central, Caribe e regiões Norte e Oeste da América do Sul, assim como conexões diretas entre a América Latina e cidades da Europa. Os passageiros da aliança, no futuro, terão acesso a mais destinos e voos com conexões por meio dos hubs da Copa Airlines na Cidade do Panamá (Panamá) e Bogotá (Colômbia) e da Avianca-TACA em Bogotá (Colômbia), San Salvador (El Salvador), Lima (Peru) e San Jose (Costa Rica).

Ao mesmo tempo, a base de clientes da Avianca-TACA e da Copa Airlines poderá acessar toda a rede global da Star Alliance e fazer uso dos benefícios que essa aliança gera, tal como acumular e regatar milhas e pontos em todas as companhias participantes.

A adesão desses dois grupos de linhas aéreas é o resultado final de um processo estratégico para expandir o alcance da Star Alliance na América Latina. Tudo começou com a entrada da Continental Airlines há alguns anos, aumentando o número de conexões entre a América do Norte, América Central e América do Sul. A expansão da rede e a melhora das conexões de, para e dentro da América do Sul foi possível com a entrada da TAM Linhas Aéreas em maio.

“A integração da Copa Airlines à Star Alliance aumentará nosso alcance global ao implementarmos fortes parcerias com as 27 companhias aéreas membros da aliança e ao conectarmos o mais eficiente hub da América Latina, nosso hub das Américas na Cidade do Panamá, com a vasta rede global da Star Alliance,” disse Pedro Heilbron, CEO da Copa Airlines. “Adicionalmente, nossa participação na aliança aumentará nossa já forte parceria comercial com a United-Continental, existente desde 1998. Continuaremos a construir esse valor dentro da família Star Alliance.”

“Queremos agradecer à Star Alliance por nos receber como futuros membros desse verdadeiro esforço de conectividade global, unindo as companhias aéreas líderes em voos diários, destinos e países servidos, assim como em número de linhas aéreas. Nós da Avianca-TACA estamos trabalhando para nos tornarmos um valioso parceiro para a Star Alliance e seus membros: é um fator decisivo para a nossa estratégia comercial, que nos permitirá avançar em abrangência e escala de benefícios fornecidos a nossos passageiros,” disse Fabio Villegas, CEO da Avianca-TACA. “Estamos felizes em começar o processo de incorporação, que certamente renderá benefícios recíprocos a todos nossos clientes. Tornar-se parte da Star Alliance é a promessa de uma agradável experiência de viagem a qualquer parte do mundo.”

A Avianca-TACA e a Copa Airlines trarão 46 novos destinos à rede Star Alliance. Uma vez que a integração esteja completa, os clientes das 31 alianças membros terão acesso a mais de 22.500 voos diários, servindo 1.292 destinos, em 188 países.

A Avianca-TACA atende mais de 100 destinos pelo mundo, operando com uma frota de mais de 150 aeronaves de pequeno, médio e longo alcance. O grupo emprega diretamente quase 12.000 pessoas e têm mais de 3 milhões de membros em seu programa de fidelidade. A Avianca e a TACA, que consolidam diversas companhias aéreas latinoamericanas menores, concordaram sobre uma fusão estratégica em outubro de 2009, criando uma rede combinada com foco na América do Norte, Central e do Sul, Caribe e cidades da Europa. O pedido inicial da TACA para participar da Star Alliance data de 2008.

As duas companhias aéreas da Copa Holdings – Copa Airlines e Copa Airlines Colômbia – servem 52 destinos em 25 países. Recentemente, o grupo fortaleceu sua presença na Colômbia pela reformulação da marca Aero Republica para Copa Airlines Colômbia. O hub das Américas da Copa Airlines, no Aeroporto Internacional de Tocumen, Cidade do Panamá, é líder da América Latina, com o maior tráfico do Caribe, América Central e América do Sul. A entrada da Copa na Star Alliance reforça sua aliança de 12 anos com a United-Continental. A Copa deixou a  Skyteam em outubro de 2009.

Adicionalmente, o aeroporto de Miami também se beneficiará desta última expansão da Star Alliance, com o número de companhias aéreas membros da aliança aumentando de sete para nove. “Para Miami, isso fortalece o seu papel como o portão entre a América do Norte e o sul do continente,” afirma Jaan Albrecht .

As equipes de integração da Star Alliance, Avianca-TACA, Copa Airlines e as respectivas companhias aéreas mentoras, Lufthansa e Continental, começam agora o trabalho para alcançar a integração de ambos os grupos em meados de 2012.