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Avianca (Colômbia)

Avianca (Colômbia)

A Avianca nasceu em 5 de dezembro de 1919 como SCADTA – Sociedad Colombo-Alemana de Transportes Aéreos e iniciou seus voos utilizando dois Junkers F-13. Foi a primeira empresa aérea da América Latina e a segunda do mundo! Alguns voos constaram em seu Timetable entre Barranquilla e Girardot, com extensão até Neiva, em 19 de setembro de 1921. Nesta época eram dois voos para Girardot e um para Neiva e logo após foram iniciados serviços entre Barranquilla – Cartagena – Santa Marta, com seis Junkers F-13. Em 8 de abril de 1925 foi iniciada a primeira rota internacional partindo de Barranquilla para Curacao e La Guaira, na Venezuela. Em 27 de junho a SCADTA chegou a Maracaibo e em 1929 ao Panamá e ao Equador. Em 23 de fevereiro de 1929 foi assinado um acordo bilateral entre as autoridades colombianas e americanas para facilitar os voos entre os dois países.

Em 15 de fevereiro de 1930 a Pan American Airways adquiriu 84,4% da SCADTA que operou sem a participação direta da Pan American até 3 de março de 1931. Em 16 de julho de 1931 foi inaugurado um serviço de correio entre Bogotá e New York. A modernização da frota da SCADTA foi uma consequência dos investimentos que a Pan American realizaria na companhia. Em 1937 a Pan American comprou da United Air Lines 10 Boeing 247 de 12 lugares e repassou para a SCADTA. Em 27 de outubro de 1939 houve a fusão da SCADTA com a SACO e em 14 de junho de 1940 houve a troca do nome da empresa para Aerovias Nacionales de Colombia – Avianca.

O Douglas DC-3 chegou então a frota da Avianca que passou a empregá-lo na rota Bogotá – Barranquilla. Um Clark GA-43 foi usado na linha Barranquilla – Ciénega – Santa Marta. Os Fords e Junkers usados em rotas locais e o Boeing 247 continuou a voar por pouco tempo, sendo gradualmente substituído pelo DC-3. No dia 21 de março de 1946 a Avianca passou a fazer voos internacionais com um Douglas DC-3 de Cali para Quito, no Equador, e em 10 de maio prosseguiu para Guayaquil. Em 22 de janeiro de 1947 iniciou voos para Miami com um Douglas DC-4 e em 20 de abril de 1949 estendeu para New York.

Em 6 de março de 1950 inaugurou seus voos transatlânticos para Lisboa, Roma e Paris com os Douglas DC-4 e 17 de setembro para a Jamaica. Durante toda a década, com a chegada dos Lockheed Constellations, a Avianca foi abrindo novos destinos e chegou a Madrid, em 3 de julho de 1951, Hamburgo, 17 de abril de 1953 e Frankfurt, em 24 de abril de 1954. Caracas teve início em 30 de abril de 1954 e San Juan em 30 de junho de 1957. Em 1 de junho de 1957 a Avianca chegou a Quito e Lima com o Lockheed 1049G Super Constellations.

Em 16 de outubro de 1960 a Avianca alugou um Boeing 707 da Pan American e deu início a era jato na linha Bogotá – New York. Em 1º de dezembro de 1961 entrou em operação um Boeing 720B para Miami com escalas em Kingston e em 1962 todos os seus voos internacionais já eram operados por aeronaves a jato. Em outubro de 1962 a Avianca iniciou voos para a Cidade do México via Panamá e estendeu a rota de Lima até Buenos Aires. Em 1º de janeiro de 1966 chegou seu primeiro Boeing 727-100 (HK-1717). Neste ano a empresa aterrissou em território brasileiro pela primeira vez com um voo de Bogotá para Manaus, via Leticia. No dia 1º de Abril de 1968 a Avianca recebeu o Boeing 707-320B com 189 lugares. Em dezembro de 1968 chegou a receber dois Boeing 737-100, mas as condições topográficas da Colômbia dificultaram bastante o uso desta aeronave. Ao mesmo tempo que recebia o Boeing 737 a Avianca recebeu também dois Hawker Siddeley HS 748. Para fechar com chave de ouro os anos 60 a empresa também chegou em Santiago do Chile e em Los Angeles no ano de 1969. Os velhos aviões Douglas e Constellations foram gradativamente sendo retirados de operação até o ano de 1974.

Os anos 70 também foram muito bons para a Avianca que abriu linha para Zurich, em 28 de abril de 1971, e iniciou também serviços diretos para São Paulo e Rio de Janeiro em 17 de janeiro de 1972, Londres em 3 de maio de 1978 e retornou a Roma em 26 de outubro de 1978. Um Boeing 747-124 chegou em 6 de dezembro de 1976 para operar a linha Bogotá – San Juan – Frankfurt, Madrid e Paris.

A Avianca chegou a operar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas até 1980. Em 1986 possuía uma frota de 2 Boeing 707, sendo um cargo, 4 Boeing 747, sendo um cargo, 8 Boeing 727-100 e 12 Boeing 727-200. Em 1987 encomendou 3 Boeing 767-200. Na Europa operava em Frankfurt, Paris e Madrid além de Los Angeles, Miami e New York nos Estados Unidos e outras cidades latino-americanas.

Até 1990 a empresa estava operando exclusivamente no Aeroporto do Galeão com dois voos semanais com Boeing 707 que foram substituídos na rota um ano após pelo Boeing 727-200. A chegada dos Boeing 767 resultou na retirada do Boeing 747 da rota para os Estados Unidos. Os Boeing 747 da Avianca foram substituídos na chegava dos Boeing 767-200ER, encomendados em 1985. Em 1992 sua frota continha 3 Boeing 727-100, 11 Boeing 727-200, 1 Boeing 747-200, 2 Boeing 757-200, 2 Boeing 767-200ER e 11 MD-83. Em 1993 adquiriu 6 Fokker 50 para voos domésticos. Em 1994 passou a atender a cidade de São Paulo com Boeing 767-200ER.

Em 2000 a Avianca começou a operar quatro voos semanais na rota Bogotá – São Paulo – Rio – São Paulo – Bogotá e pintou um Boeing 757 com as cores da empresa nos anos 50 como parte das comemorações de seus 80 anos. Em 20 de maio de 2002 realizou uma integração com a empresa Aces e Sam. Desta união nasceu a Alianza Summa, voando 23 destinos domésticos e 19 internacionais com 55 aeronaves. Em 2003 a Aces, que integrava a Alianza, foi liquidada devido as altas dívidas da companhia. A frota se reduziu a 33 aeronaves e Los Angeles deixou de ser servida, entre inúmeros outros voos cancelados. Em novembro de 2003 a Alianza Summa deixou de existir e a Avianca trilhou caminhos próprios. Em 18 de março de 2004, German Efromovick, através do grupo Sinergy, adquiriu 75% das ações da empresa.

Em junho de 2005 a Avianca passou a oferecer nove voos semanais entre a Colômbia e a Espanha com Boeing 767. Em 15 de junho de 2006 passa a atender Barcelona e Alicante, na Espanha, e retornou a Los Angeles, nos Estados Unidos, com Boeing 767. Em agosto daquele ano deixou de atender a cidade do Rio de Janeiro, sendo que os passageiros faziam conexão em São Paulo através de um voo da OceanAir, com Fokker 100.

A Boeing e a Avianca anunciaram em 28 de março de 2007 a compra de dez novos 787 com outras dez opções de compra por US$ 1,5 bilhão de dólares, tornando-a a primeira empresa na América do Sul a encomendar a aeronave e a maior compradora na América Latina.

Em março de 2009 adquiriu o controle da AeroGal de Equador. No mesmo ano o grupo anunciou uma fusão com o Grupo Taca.  Associou-se a Star Alliance em junho de 2012 , mesmo ano da volta de operações ao Rio de Janeiro. Em 2013 concluiu seu processo de integração com o Grupo Taca em fevereiro de 2014 firmou acordo com a ATR para compra de 15 ATR 72-600 com outras 15 opções de compra.

Em 2015 transportou 327.399 no trecho Brasil – Colômbia – Brasil sendo responsável por 67,8% do tráfego na rota, com seus 21 voos semanais para o Brasil, competindo diretamente com a Latam Airlines Colombia.

Foi eleita por clientes ao redor de todo o mundo na posição 56ª do Skytrax World Airline Awards 2016, que é “o Oscar da indústria da aviação”. São os prêmios de qualidade mais cobiçados para a indústria aérea mundial, e um referencia global de excelência aérea. É uma “3 Star Arline Skytrax”.

Companhia Integrante da Aliança Star Alliance

Veja abaixo as empresas integrantes.
Adria Airways, Aegean Airlines, Air Canada, Air China, Air India, Air New Zealand, ANA, Asiana Airline, Austrian, Avianca, Avianca no Brasil, Brussels Airlines, Copa Airlines, Croatia Airlines, EGYPTAIR, Ethiopian Airlines, Eva Air, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, SWISS, TAP Portugal, THAI, Turkish Airlines e United.

Avianca - Voos Partindo do Brasil

OrigemDestinoFrequências SemanaisAeronaveVigência (Observação)
São Paulo (GRU)Bogotá14Airbus A330-200
Rio de Janeiro (GIG)Bogotá7Airbus A319-100Operará com Airbus A330-200 a partir de 17/4/2017

Avianca Colombia - Frota

Atualizado em 3 de Novembro de 2016
AeronaveOperacionalEncomendadosOpções de CompraCarta de Intenções
Airbus A318-11110
Airbus A319-10015
Airbus A320-20040
Airbus A320 Neo6634
Airbus A321-2009
Airbus A330-20085
ATR 72-60091015
Boeing 787-89110
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