Tam e Gol continuam dominando o mercado aéreo doméstico de passageiros. A Tam passou de 43,25% de market-share em dezembro de 2010 para 43,35% com aumento de 7,74% no aproveitamento (LF), resultado de uma demanda que cresceu quase 10% comparado com o mês anterior. A taxa de ocupação  de 79,1% nos voos domésticos é a melhor desde julho de 2006. Esse desempenho reflete o crescimento da participação de passageiros viajando a lazer, que voam fora dos horários de pico e compram suas passagens com antecedência, combinado com o alto volume de clientes frequentes utilizando passagens-prêmio do Programa TAM Fidelidade, segundo a empresa.

A Gol passou de 37,93% para 37,27% de market-share, comparando os meses de dezembro de 2010 e janeiro de 2011 respectivamente. O aproveitamento (LF) da empresa cresceu 7%, reflexo do acréscimo de 7,56% da demanda, em comparação com dezembro de 2010. Em relação a demanda o motivo é o pico de vendas ocorrido no mês de janeiro nas rotas entre o eixo Sul-Nordeste, em função do período das férias escolares, segundo a própria companhia.

A Azul alcançou 7,74% de market-share em janeiro de 2011. Com novas aeronaves a oferta cresceu 9,46% comparado a dezembro de 2010 e a demanda 13,33%, com um aproveitamento 82,46%.

A Webjet também apresentou crescimento de quase 0,5 pontos percentual. A empresa passou de 5,07% para 5,53% de market-share, com uma demanda 19,33% superior a dezembro de 2010 e um aproveitamento de 82,64%. A Webjet apresentou os melhores índices de crescimento de demanda, comparado com o mês anterior, e também de aproveitamento.

A Avianca Brasil manteve-se praticamente estável em market-share. Com 2,54% a empresa manteve a quinta posição do mercado apenas 0,03% a frente da Trip, que no cenário doméstico aparece com 2,51%.

Os números gerais do mercado doméstico podem ser vistos no arquivo anexo.

Mercado Domestico – Janeiro de 2011

Comments are closed.