O modelo 737-700 foi lançado em novembro de 1993, com 63 aeronaves encomendadas pela Southwest Airlines. Em 7 de novembro de 1997, o 737-700 recebeu a certificação de tipo da FAA. A primeira aeronave foi entregue em dezembro do mesmo ano. As Autoridades Comuns da Aviação da Europa (JAA, na sigla em inglês) validaram o modelo em 19 de fevereiro de 1998. O 737-700 pode transportar de 126 a 149 passageiros.

Os modelos 737-600/-700/-800/-900ER incorporam um novo desenho de asa, altamente tecnológico, que ajuda a aumentar a capacidade e a eficiência energética da aeronave, dois fatores que aumentam o alcance do avião. A corda de cada asa é cerca de 50 centímetros (20 polegadas) maior; a envergadura total também é aproximadamente 5,5 metros (18 pés) maior. A área total da asa é 25% maior, chegando a 125 m2 (1.341 ft2), ampliando em 30% a capacidade dos tanques de combustível, que passa a ser de 26.020 litros (6.875 galões).

A nova tecnologia Blended Winglets, disponível nos modelos 737-700, -800 e -900ER, melhora ainda mais o desempenho da aeronave. As pontas de asa de 2,4 metros (8 pés) de comprimento permitem um maior alcance, aumentam a eficiência energética e melhoram o desempenho da aeronave na decolagem; paralelamente, reduzem as emissões de carbono, os custos de manutenção do motor e o nível de ruído.

Os modelos 737 Next-Generation percorrem aproximadamente 5.500 quilômetros (3.000 milhas náuticas), ou seja, 900 milhas náuticas a mais do que os primeiros modelos 737. Isso aumenta as opções de rota para o 737 em todo o mundo. O 737-700ER possui nove tanques de combustível auxiliares e tem alcance máximo de 5.785 milhas náuticas. As aeronaves 737 Next-Generation podem voar em cruzeiro a uma altitude máxima 12.500 metros (41.000 pés), contra os 11.300 metros (37.000 pés) dos modelos 737-300/-400/-500.

No Brasil a Gol é um dos principais clientes mas a aeronave também foi operada pela Rio Sul e Varig.

Boeing 737-700
Comprimento (Length) : 33,63 metros
Envergadura das Asas (Wing Span): 34,31 metros
Altura (height): 12,57 metros
Peso Máximo de Decolagem (Max takeoff) : 70.080kg versão HGW
Velocidade Máxima de Cruzeiro: Mach 0.785

Motores: 2x CFM International CFM56-7B-24 (22.700 libras)

Autonomia Padrão: 5.570km a 6.296km (3.010 a 3.400nm)

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Alexandre Barros (Aviação Brasil)
Profissional do setor de aviação desde 1992, Barros foi o criador de associações vocacionais como Cotan e ApoVoos, que funcionaram até 1999. A transição da ApoVoos para Aviação Brasil ocorreu no ano 2000, com o boom da internet, e desde então é o responsável pela edição de matérias do Portal. Formado em Marketing pela Anhembi Morumbi, teve passagens por empresas do setor e de tecnologia, onde se especializou com conhecimentos de dados e inteligência artificial. É o responsável pela transição do Portal para uma empresa de Inteligência de Mercado.