A Etihad Airways e a IBM anunciaram hoje um acordo de serviços de tecnologia de dez anos, no valor de aproximadamente US$ 700 milhões, que foi assinado no final de setembro 2015. Ele permitirá que a companhia aérea aprimore a experiência de seus clientes, desenvolva uma infraestrutura de segurança de classe mundial, e melhore sua eficiência operacional.

O acordo é uma das colaborações estratégicas mais importantes da Etihad Airways, e dará acesso para a companhia aérea, as empresas do grupo e os parceiros de capital às mais recentes tecnologias e serviços baseados em nuvem da IBM. A Etihad Airways, uma das companhias aéreas de crescimento mais rápido no mundo, transportou 14,8 milhões de passageiros em 2014, e atende a 113 destinos de passageiros e de carga.

A IBM vai oferecer uma gama de serviços de tecnologia, seguros e eficientes, permitindo que a Etihad Airways e os seus parceiros transformem sua infraestrutura de TI em plataformas globais baseadas em nuvem, flexíveis e ágeis, para melhor atender aos seus clientes e funcionários.
O acordo inclui planos para a criação de um novo centro de dados em nuvem em Abu Dhabi. O centro, a ser desenvolvido e operado pela IBM, será uma das mais sofisticadas instalações de tecnologia do Oriente Médio.

James Hogan, presidente e CEO da Etihad Airways, disse: “Esta é uma parceria estratégica de longo prazo que permitirá que a Etihad Airways e os seus parceiros aproveitem as mais recentes tecnologias, enquanto nós oferecemos nossos serviços premiados. Este é um acordo para revolucionar a Etihad Airways, os nossos parceiros e funcionários, e Abu Dhabi”.

A IBM foi selecionada devido ao seu alcance global, sua experiência e alinhamento com a estratégia de inovação de tecnologia da Etihad Airways, para a implantação das primeiras iniciativas em nuvem que buscam simplificar seus sistemas de tecnologia, oferecendo maior capacidade e redução dos custos operacionais. As tecnologias de nuvem, análise, móvel, segurança e cognitiva vão aumentar a eficiência e a eficácia de todas as empresas da Etihad Airways, bem como da Etihad Airways Partners.

Através das soluções móveis da IBM, desenvolvidas no âmbito da aliança Apple-IBM, a companhia aérea irá oferecer recursos móveis aprimorados para seus funcionários e passageiros. Outras soluções permitirão que operações aeroportuárias sejam executadas de forma mais eficiente, o que irá melhorar a experiência dos passageiros, como resultado de um processo completo aprimorado. O acordo também dará à Etihad Airways e aos seus parceiros de capital acesso à tecnologia cognitiva Watson da IBM.

A IBM e a Etihad Airways vão criar, em Abu Dhabi, um conselho conjunto de tecnologia e inovação para desenvolver soluções de viagens mais personalizadas, explorando as capacidades de pesquisa globais da IBM e a expertise da indústria da companhia aérea. O conselho irá se concentrar na geração de valor para a Etihad Airways e os seus clientes, bem como vai introduzir inovação e benefícios tecnológicos para Abu Dhabi e sua população.

Robert Webb, diretor de Tecnologia da Informação da Etihad Airways, disse: “Este acordo histórico, uma parte fundamental da nossa estratégia de tecnologia e inovação, trará para a Etihad Airways e companhias aéreas parceiras uma plataforma de entrega de TI global que é segura, flexível e pronta para o futuro”.

“Escolhemos a IBM como parceira devido ao seu compromisso com a equipe, sua experiência no fornecimento de tais transformações, e sua história de liderança e inovação no setor aéreo. Estamos confiantes de que esta colaboração irá, em última análise, aprimorar a experiência de nossos passageiros e reforçar ainda mais a nossa posição competitiva dentro da indústria”.

Martin Jetter, vice-presidente da IBM Global Technology Services, disse: “Por meio da parceria firmada com a IBM para esta jornada de transformação, a Etihad Airways está acelerando a incorporação das novas tecnologias, como computação em nuvem e cognitiva. Essas tecnologias vão ajudar a companhia a melhorar sua eficiência e alcançar os seus ambiciosos planos de crescimento como um grupo de aviação globalmente integrado”.

O centro de dados, infraestrutura de TI, aplicativos e operações de segurança atuais da Etihad Airways serão migradas para o novo centro de dados em Abu Dhabi, e a recuperação de desastres será gerenciada em um centro de dados IBM Cloud na Europa. Esta abordagem permitirá que a companhia aérea dimensione e gerencie seus recursos de TI de forma mais eficiente, garantindo a continuidade dos negócios

Como parte do acordo, cerca de 100 funcionários de tecnologia da informação da Etihad Airways farão a transição para a IBM, onde eles terão acesso a oportunidades de desenvolvimento de novas habilidades de TI. A IBM irá gerenciar toda a operação de centro de dados, incluindo serviços de infraestrutura individuais e de serviços de assistência de TI para a Etihad Airways.

A colaboração proporciona uma estrutura global para a prestação de serviços de tecnologia para a Etihad Airways e as companhias aéreas da Etihad Airways Partners, incluindo Alitalia, airberlin, Jet Airways, Air Serbia, Air Seychelles e Etihad Regional.

Comments are closed.