A Gol está seguindo a concorrente Azul no que diz a política de cobrança de bagagens. A companhia irá disponibilizar em seus canais de vendas uma nova tarifa mais econômica, chamada Light, para quem não precisar despachar bagagens. Assim, os clientes da companhia poderão escolher a melhor opção para a sua viagem. As atuais tarifas Programada e Flexível continuam a incluir, sem custo, uma bagagem de até 23kg; e a classe GOL Premium, disponível apenas nos voos internacionais, dois volumes do mesmo peso. Além disso, a bordo, já é possível viajar com uma mala de até 10Kg, independente do bilhete adquirido.
Nesse momento, a GOL está trabalhando para adequar os processos e sistemas, além de realizar treinamento de suas equipes para garantir o melhor atendimento na implementação deste novo modelo, que estará disponível para bilhetes emitidos a partir de 20 de junho. Deste modo, os passageiros também terão tempo para se familiarizar com as novidades.
Caso o cliente que adquiriu o bilhete da tarifa Light, após a compra, tome a decisão de despachar bagagem, esse serviço poderá ser contratado à parte, e haverá um desconto para aquisição nos canais de autoatendimento, como site www.voegol.com.br, aplicativo e totem. Nos voos nacionais, o valor para despachar uma mala de até 23kg será de R$30, quando adquirida nos canais de autoatendimento e nas agências de viagens; ou R$60 no balcão de check-in. Nos voos internacionais, o valor será equivalente a US$ 10 no autoatendimento e agências de viagens, e US$ 20 no balcão.
“A Gol entende que a mudança nas regras de franquia de bagagens aproxima o país dos padrões adotados na aviação mundial. O cliente poderá escolher a melhor forma de realizar sua viagem, pagando menos se não despachar mala”, explica Eduardo Bernardes, vice-presidente de vendas e marketing da GOL. “Adicionalmente, aqueles que voarem um mínimo de dez trechos em um ano, e estiverem cadastrados no programa Smiles, se tornam Cliente Prata e terão a vantagem da primeira bagagem gratuita”, finaliza o executivo.