GRU Airport implementa novo sistema de gestão | Portal Aviação Brasil
Notícias

GRU Airport implementa novo sistema de gestão

GRU Airport implementa novo sistema de gestão
Foto: Enos Moura Filho

Foto: Enos Moura Filho

O GRU Airport fechou parceria com a IBM para o desenvolvimento de um projeto de tecnologia e serviços com o objetivo de unificar, padronizar e integrar os sistemas de gestão, que atualmente funcionam com distintas linguagens e formatos de informação. Com o novo sistema, será possível ampliar e fortalecer a sinergia entre a administração do aeroporto, as autoridades reguladoras e a navegação aérea e, com isso, oferecer mais segurança e eficiência à operação aeroportuária, além de entregar melhores serviços aos passageiros no terminal mais movimentado da América Latina.

A nova infraestrutura foi desenvolvida com tecnologia IBM e consiste na gradativa substituição dos recursos técnicos existentes por uma moderna estrutura de conectividade flexível, especialmente preparada para a integração de aplicativos e serviços. O objetivo é atender à crescente demanda do aeroporto com uma estrutura digital que inclua atividades próprias, as necessidades de companhias aéreas e varejistas, a gestão financeira e de negócios, o fluxo aeroportuário, a segurança, entre outros elementos.

“Assim como uma cidade, um aeroporto é constituído de conjuntos complexos de sistemas físicos e digitais, como dados de companhias aéreas, manuseio de bagagens, lojas, etc. – que precisam estar interligados para garantir uma melhor experiência de viagem ao passageiro. A IBM reuniu seu conhecimento em projetos nos principais aeroportos do mundo para ajudar a transformar o GRU Airport numa referência global”, explica o executivo da divisão de Consultoria da IBM, Renato Vianna.

A primeira fase do projeto, conhecido como Enterprise Service Bus (ESB), consiste na instalação, configuração e homologação dos sistemas e serviços. Após esse período, a interligação de dados será totalmente aplicada. A previsão é de que o sistema esteja funcionando plenamente a partir de maio de 2014, simultaneamente à inauguração do Terminal de Passageiros 3, que ampliará a capacidade do aeroporto para 45 milhões de passageiros/ano.

Para o diretor de TI do GRU Airport, Luiz Ritzmann, o projeto possibilitará oferecer um serviço com mais agilidade e qualidade aos usuários do aeroporto. “Outra vantagem é a possibilidade do sistema se ajustar ao crescimento da demanda, sem prejuízos na adaptação. O aeroporto está implementando, ainda, um novo modelo de check-in, câmeras de segurança mais modernas, que fazem leitura facial, sistema de bagagens, entre outros serviços que necessitam de uma tecnologia ágil e eficaz”, destaca Ritzmann.

Notícias

More in Notícias

Emirates inicia voos regulares com Airbus A380 em São Paulo

Aviação Brasil (Redação)24 de março de 2017

Delta solicita novo serviço diário sem escalas entre Nova York-JFK e Rio de Janeiro

Aviação Brasil (Redação)24 de março de 2017

Azul terá voos exclusivos para Bariloche na alta temporada

Aviação Brasil (Redação)24 de março de 2017

Seja um projetista da Embraer

Aviação Brasil (Redação)22 de março de 2017

Copyright © 2016 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806