GRU Airport inaugura Data Center e Centro de Controle de TI

1948

AC-SalaCofre-EF

O GRU Airport inaugurou um novo Centro de Processamento de Dados (Data Center) e o Centro de Controle (GCC), iniciativas que colocam o aeroporto em um novo patamar em gerenciamento de Tecnologia da Informação e qualidade de serviços.

O Data Center é um moderno centro de processamento de dados que reunirá os sistemas responsáveis pela operação e administração de todo o complexo aeroportuário. O novo recurso permitirá o funcionamento pleno e contínuo de softwares vitais para manter o aeroporto em atividade. Por esse motivo, estará instalado em uma sala-cofre, ambiente que garante proteção aos equipamentos contra fogo, calor, gases corrosivos, arrombamento, acesso indevido, ente outros problemas. O projeto de infraestrutura evita também interrupções nas operações de TI e nos serviços prestados aos usuários.

A obra total tem 500 m2 e foi desenvolvida pela empresa Aceco TI. O Aeroporto Internacional de São Paulo é o primeiro do País a contar com uma sala-cofre. “Essa tecnologia está entre as mais modernas e seguras do mundo, bastante utilizada pelo sistema financeiro e em outros aeroportos internacionais. Considerando que o aeroporto funciona 24 horas por dia, é essencial ter um sistema robusto, que garanta uma operação sem interrupções e capaz de mitigar eventuais riscos”, destaca o diretor de TI do GRU Airporto, Luiz Ritzmann.

Em complemento aos avanços tecnológicos trazidos pelo Data Center, o GCC é um espaço equipado com monitores que concentram informações sobre a execução de todos os sistemas mantidos pelo novo centro de gerenciamento. Dados de desempenho poderão ser monitorados ininterruptamente. O local também inclui uma sala de crise, planejada para permitir a discussão e implementação de soluções rápidas na ocorrência de situações atípicas.