GRU Airport revela melhora nos serviços e na operação | Portal Aviação Brasil
Aeroportos (Noticias)

GRU Airport revela melhora nos serviços e na operação

GRU Airport revela melhora nos serviços e na operação

A última Pesquisa de Satisfação de Passageiros do GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, realizada em junho, apresentou uma melhora em praticamente todos os itens avaliados pelo levantamento, quando comparados com o mesmo período de 2014. O critério “Satisfação Geral”, por exemplo, registrou variação positiva de 9,1%, passando de 3,8 para 4,1, em uma escala de 1 a 5.

Dos 30 itens melhor avaliados pelos passageiros, destaque para “Limpeza dos Banheiros”, com nota 4,2 – avanço de 14,9% em relação a junho do ano passado, cuja avaliação foi 3,6. O aspecto “Disponibilidade de assentos no saguão de embarque” também teve melhora expressiva, com variação de 11,6%, de 3,7 para 4,1.

Além desses, foram bem avaliados pelos passageiros os itens “Limpeza geral do aeroporto” (avanço de 9,8%, de 4,0 para 4,4 – maior nota do mês); “Disponibilidade de assentos nas outras áreas públicas” (variação de 9,7%, de 3,2 para 3,5); e “Conforto dos assentos no saguão de embarque” (aumento de 9,4%, de 3,5 para 3,9).

O único critério entre os 30 avaliados que apresentou variação negativa em junho foi “Custo-benefício da rede sem fio e outras conexões de internet”, que caiu 0,5%, de 3,2 para 3,1.

De acordo com o presidente do GRU Airport, Marcus Santarém, a Pesquisa de Satisfação é uma ferramenta importante para a adoção de melhorias nos terminais. “Temos obras relevantes em andamento, como o projeto de modernização dos Terminais 1 e 2, que deve trazer um ganho considerável em eficiência operacional e conforto. Mas muitas questões pontuais só são resolvidas a partir da avaliação dos passageiros, porque são eles que, na verdade, testam diariamente os procedimentos de embarque e desembarque e os serviços oferecidos no aeroporto”, explica o executivo.

A Pesquisa de Satisfação dos Passageiros é realizada pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) desde que a Concessionária assumiu a gestão plena do Aeroporto de Guarulhos, em fevereiro de 2013. O levantamento segue as regras e diretrizes metodológicas estabelecidas anualmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Mensalmente, a Anac elabora um Plano Amostral para a realização das entrevistas, definindo sete dias consecutivos de cada mês para a produção da pesquisa. O plano de execução de entrevistas deve conter informações sobre código da empresa aérea, número do voo, dia da semana em que serão realizadas as entrevistas e quantidade de passageiros que serão entrevistados por voo em cada dia da semana. Para cada dia de pesquisa em um determinado voo, devem ser entrevistados pelo menos dois passageiros.

A coleta de dados da Pesquisa de Satisfação dos Passageiros é realizada por meio de entrevistas diretas próximas ao portão de embarque dos voos sorteados. O pesquisado é selecionado por meio de sorteio eletrônico realizado por um equipamento tipo tablet, utilizado também para a entrevista.

As notas dadas pelos passageiros variam em uma escala de 1 a 5, sendo 5 para “muito bom”, 4 para “bom”, 3 para “satisfatório”, 2 para “ruim” e 1 para “péssimo”. O passageiro pode também indicar que não utilizou o serviço avaliado ou não sabe avaliar.

Aeroportos (Noticias)

More in Aeroportos (Noticias)

Raízen inicia operações de abastecimento no Aeroporto de Canela

Aviação Brasil (Redação)20 de dezembro de 2016

Linktel amplia rede Wi-Fi criptografada para os turistas nos aeroportos brasileiros

Aviação Brasil (Redação)14 de dezembro de 2016

Azul e Gol mudam para o Terminal 2 do Rio – Galeão

Aviação Brasil (Redação)23 de novembro de 2016

US Preclearance no Rio, agora depende do Governo Brasileiro!!

Aviação Brasil (Redação)6 de novembro de 2016

Copyright © 2016 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806