Finanças

Iberia anuncia plano de reestruturação

Iberia anuncia plano de reestruturação

Foto: Enos Moura Filho

A International Airlines Group (IAG) anunciou hoje um plano abrangente para salvar Iberia, que registrou perdas recordes, para voltar a trazer lucros. O plano inclui a transformação da Iberia com mudanças estruturais permanentes em todas as áreas de negócio da empresa, a fim de parar o deficit e recuperar o caminho de benefícios.

O destaque do Plano de Transformação:

Cessar as perdas de caixa até meados de 2013.

Melhorar os resultados em pelo menos 600 milhões de euros para 2015, em linha com o objetivo de alcançar o retorno da IAG sobre o patrimônio de 12% para esse ano.

Redução de 15 por cento em 2013 para se concentrar em rotas rentáveis.

Frota diminuirá em 25 aeronaves – 5 de longa distância e 20 de curta distância.

Corte de 4.500 pessoas para poupar outros 15.500 postos de trabalho. Esta redução está em linha com cortes de capacidade e aumento de produtividade na companhia aérea.

Novas iniciativas de negócio para aumentar a receita da unidade, incluindo o aumento das vendas e opções de serviços adicionais e o redesenho do site.

Suspender as atividades de manutenção a terceiros e manter os serviços eficazes.

O plano será financiado com recursos do Iberia.

A Iberia tem muitas vantagens, entre elas uma excelente posição geográfica para as rotas para a América Latina, juntamente com os laços históricos que a unem a este continente, uma marca forte e a capacidade de crescer a longo prazo em seu hub.

Estabeleceu 31 de janeiro como a data limite para chegar a um acordo com os sindicatos. Se tal acordo não for alcançado, vai exigir cortes mais profundos e maior redução no tamanho e as operações da Iberia, para proteger o tráfego de longo curso natural em Madrid e garantir o futuro da empresa.

Rafael Sánchez-Lozano, presidente da Iberia, disse: “A Iberia está lutando por sua sobrevivência. Perdeu dinheiro em todos os mercados. Nós temos que tomar decisões difíceis para salvar a empresa e voltar à lucratividade. Se implementarmos mudanças estruturais profundas, o futuro da empresa é desolador. Pelo contrário, com este plano, colocamos as bases para transformar a situação e crescer. ”

“A crise económica em Espanha e na Europa tem afetado a Iberia, mas os nossos problemas são estruturais e antes da atual situação do país. A empresa está a perder € 1.700.000 cada dia que passa. Iberia tem de se modernizar e se adaptar ao novo ambiente competitivo em que os seus custos são significativamente maiores do que os de seus principais concorrentes em Espanha e na América Latina. ”

“O tempo está contra nós. Criámos um 31 de janeiro de 2013 como prazo para chegar a um acordo. Vamos negociar fazendo todos os esforços, mas se não chegarmos a um acordo, teremos que tomar decisões radicais implicar novas reduções de capacidade e emprego “.

Willie Walsh, presidente-executivo do IAG, disse: “Queremos uma Iberia e que tenha êxito. Por muito tempo, a falta de espírito e os interesses de poucos danificaram o futuro de muitos. Nós não hesitaremos em tomar as medidas necessárias para proteger os interesses de nossos acionistas, clientes e funcionários. ”

“Este plano de reestruturação é fundamental para a Península Ibérica e para o futuro da Espanha. Um Iberia forte, rentável, pode criar empregos e estimular o turismo, um setor chave para a recuperação económica em Espanha “.

 

Finanças

More in Finanças

Azul divulga balanço trimestral

Aviação Brasil (Redação)15 de maio de 2017

CVM suspende IPO da Azul por até 30 dias

Aviação Brasil (Redação)6 de abril de 2017

O potencial dos aeroportos leiloados de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre

Aviação Brasil (Redação)22 de março de 2017

Embraer 2016…e o que a companhia espera para 2017 no segmento comercial

Aviação Brasil (Redação)9 de março de 2017

Copyright © 2017 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806